Conselho de Ética da Câmara aprova pedido de cassação do mandato de Flordelis

Ainda não há data para a votação e Flordelis poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça da Casa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (08/06), o Conselho de Ética da Câmara decidiu cassar o mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A decisão foi por 16 votos a 1. O único deputado que votou a favor da Flordelis foi Márcio Labre (PSL-RJ).

Os deputados aprovaram o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentado na última semana. Ainda não há data para a votação no plenário da Câmara e Flordelis poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Ela terá 5 dias úteis para recorrer. Se o colegiado recusar o pedido ou a deputada decidir não apresentar recurso, o caso segue para o plenário.

A deputada é ré na Justiça, acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ter sido a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Ela responde por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. No entanto, a deputada não pode ser presa por causa da imunidade parlamentar.

Antes da votação, Flordelis negou o crime e pediu para que os deputados não votassem a favor da cassação: “Mesmo que não acreditem na minha inocência, peço que parem de me aviltar e me permitam um julgamento digno […] Eu não matei meu marido, eu não matei Anderson do Carmo. Não mandei matar meu marido, não avalizei nenhum dos meus filhos a praticarem tal crime

Advertisement

Ajuda internacional

Em entrevista à revista The New Yorker, Flordelis afirmou que querem “fazer dela a mente por trás do assassinato” do pastor Anderson e que, por isso, ela está procurando ajuda fora do país. A deputada contou que quer que o detetive norte-americano Pat Postiglione, que tem um programa de TV de investigação no Discovery Channel, investigue seu caso.

O detetive de quem a acusada quer ajuda é famoso pelo programa de televisão. Ele já investigou diversos homicídios e é responsável pela prisão de três serial killers em em Nashville, no Tennessee (EUA), além de ser conhecido por ter “memória fotográfica” que o permite lembrar de todos os detalhes de suas investigações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conselho de Ética da Câmara aprova pedido de cassação do mandato de Flordelis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui