Conselho debate abandono de políticas públicas para aldeias indígenas no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Facebook

O Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND-RJ), criado em 2018 após 10 anos de luta dos movimentos sociais e aldeias, reuniu-se na última sexta-feira, na Aldeia Guarani Araponga, em Paraty, para debater a situação e reverter o abandono de políticas públicas de saúde, educação e saneamento básico em aldeias indígenas no estado do Rio de Janeiro.

Em março deste ano, na Aldeia Parati-mirim, os conselheiros ouviram relatos dos caciques Guaranis sobre problemas de acesso às aldeias devido a estradas precárias, falta de saneamento básico e de iluminação: desde o início do ano, há uma forte crise nas áreas de saúde e educação já que, pela falta da contratação de professores pela Secretaria Estadual de Educação, as crianças indígenas correm o risco de perder o ano letivo, até agora as crianças indígenas estão sem aula. Falta merenda escolar e professores.

Em 2017, no auge da crise econômica que levou à decretação da falência financeira do Rio de Janeiro, em audiência pública na Alerj com a presença de lideranças indígenas de Paraty e Maricá e do Ministério Público Federal de Paraty, foi denunciada a precariedade da saúde indígena nas aldeias fluminenses. Na ocasião, vieram 2 ônibus com idosos, mulheres e muitas crianças para a audiência no Palácio Tiradentes onde protestaram contra a falta de merenda escolar e o atraso nos salários dos professores que atuavam nas aldeias.

Nesta audiência na Alerj, foi acordado que o governo estadual (gestão do ex-Governador Pezão/PMDB) contrataria emergencialmente Professores Indígenas, conforme prevê a Lei Federal no. 11.645/2008. Que ainda não saiu do papel.

Advertisement

De acordo com o Movimento Baía Viva, a Aldeia Mata Verde Bonita (Maricá), ainda hoje a escola infantil funciona em container de ferro – considerada uma “escola de lata” pela comunidade. A regularização fundiária não saiu do papel: a aldeia está localizada em uma área particular de um resort luso-espanhol (do grupo imobiliário IDB Brasil Ltda) que em 2014 teria prometido “doar” essa terra para instalação da Aldeia.

“Até hoje, não foi assinado o documento de doação das terras. O licenciamento ambiental do projeto do mega resort encontra-se embargado por ação judicial movida pelo Ministério Publico Estadual (GAEMA) por ameaçar a integridade da Área de Proteção Ambiental (APA) da Restinga de Maricá e sua rica biodiversidade. Por outro lado, até o momento, a prefeitura de Maricá não assumiu a responsabilidade legal pela demarcação das terras para assentar em definitivo as aldeias locais”, conta Sérgio Ricardo, do Baía Viva.

Em relação à saúde indígena, que é uma das principais reclamações das comunidades, após uma mobilização nacional que ocorreu em abril em Brasília, o governo federal recuou da tentativa de extinguir a SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) proposta pelo governo Bolsonaro e reviu a proposta de municipalização desta política pública.

O movimento indígena tem pressionado o governo do estado pela restauração deste imóvel de valor histórico e cultural e a implantação de um Centro de Referência da cultura e memória e da 1a Universidade Indigena do Brasil. No dia 10 de junho, 10h, haverá uma audiência pública da Comissão de Cultura da Alerj, sobre o projeto de restauração do imóvel do Museu do Índio e sua destinação para fins culturais e implantação da 1a. Universidade Indígena do país.

Segundo o Censo do IBGE (2010) existem cerca de 15 mil indígenas no Estado do RJ entre os que vivem em aldeias (Paraty, Angra dos Reis e Maricá) e os de contexto urbano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conselho debate abandono de políticas públicas para aldeias indígenas no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui