Construção civil está recuperando empregos no Rio

O setor, que engloba as obras de empreendimentos residenciais, comerciais e de infraestrutura, superou o comércio e a indústria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo | Agência Brasil

Durante o mês de agosto, a construção civil gerou 2.901 vagas com carteira assinada no Estado do Rio. O setor, que engloba as obras de empreendimentos residenciais, comerciais e de infraestrutura, superou o comércio e a indústria, que geraram 2.120 e 1.586 vagas, respectivamente.

Esses dados foram apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia. O saldo positivo na quantidade de empregos gerados pela construção civil no Rio comprova o início da recuperação do setor. Entretanto, isso ainda não anulou o impacto negativo da crise econômica, que foi agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Nos primeiros 8 meses do ano, o número de empregos formais no Rio chegou a ter queda de 189 mil vagas. Entre essas, 10.689 foram na construção civil. O setor com maior perda de postos de trabalho foi o de serviços, com menos 104 mil vagas

De janeiro a agosto deste ano, em todo o país, a construção civil gerou 58.464 novas vagas com carteira assinada. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as atividades do setor estão em expansão e é um dos líderes da recuperação do mercado de trabalho no Brasil.

Advertisement

A CBIC atribui essa retomada a alguns fatores, entre eles as iniciativas anunciadas pela Caixa Econômica Federal, com destaque para a redução da taxa de juros para o financiamento habitacional e a prorrogação até o fim do ano da possibilidade de carência para o início do pagamento das parcelas dos novos contratos imobiliários. A entidade diz ainda que a consolidação desse processo de expansão da construção civil enfrenta desafios, como o aumento dos seus custos e a possibilidade do fim da desoneração da folha de pagamentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Construção civil está recuperando empregos no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui