Construtora do Rio é a primeira da cidade a neutralizar emissões de carbono

A Dimensional Engenharia é uma das cinco construtoras em todo o país a neutralizar suas emissões de carbono, e a primeira do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O aumento da temperatura média global tem sido uma das grandes preocupações do século XXI, identificando a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE), como o principal vilão para o aumento da temperatura na Terra. Diante disso, a preocupação em minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera tem sido uma preocupação da comunidade internacional, empresas e lideranças ambientais.   No Brasil, a preocupação com o meio ambiente também vem passando a ser uma pauta, ainda que vagarosamente. A possibilidade de criação, no Rio, de uma Bolsa de Valores para negociar créditos de carbono foi anunciada pelo DIÁRIO DO RIO em primeira mão, e trouxe um pouco mais de atenção pública ao assunto.

E uma das empresas que quebraram o paradigma e se anteciparam no cuidado com as emissões de carbono foi a Dimensional Engenharia, construtora que atua no ramo há mais de 20 anos e que afirma atuar baseada nos princípios de “Dedicação, Inovação e Integridade”, aliados à responsabilidade socioambiental, com o propósito de tornar a sua cadeia produtiva mais sustentável. A empresa resolveu seguir a tendência verde, atrás de empresas como Ifood e outras, mas num segmento que, no país, pouco tem se importado com a questão das emissões de carbono: é a primeira firma de engenharia no Rio a neutraliza-las.

A Dimensional inovou e adotou em seu planejamento estratégico de sustentabilidade um rígido controle de geração de Gases de Efeito Estufa (GEE), tendo adotado no ano-base de 2020, em sua filosofia empresarial e de produção, a meta de ser carbono neutro.  Visando isso, a empresa de Engenharia, inicialmente, inventariou suas emissões de Gases de Efeito Estufa utilizando a metodologia desenvolvida pelo GHG Protocol. A partir de então, todas as emissões de gases do efeito estufa (GEE) passaram a ser calculadas em todas as obras executadas e, também, na sede e nos seus depósitos.

A empresa levantou ainda as emissões de sua cadeia de valor. Os resultados dessas ações podem ser vistos na plataforma online de registro de emissões de carbono, do Programa GHG Protocol Brasil, na qual 192 empresas brasileiras publicaram suas emissões, entre elas diversas referências em seus setores. No setor da construção civil, somente 5 empresas em todo o Brasil participaram do ciclo 2021 (ano-base de 2020), sendo a Dimensional a única a ter apresentado o inventário completo no Rio de Janeiro.

Advertisement

Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método internacional ao contexto produtivo brasileiro, além de desenvolver ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

De acordo com Vinicius Benevides, diretor operacional e head de Inovação da Dimensional Engenharia, existem inúmeras abordagens para diminuir o impacto ambiental negativo durante o processo de produção, e ainda reduzir custos e ganhar competitividade. Segundo Benevides, neutralizar a emissão de carbono, através dos conceitos de “EVITAR, REDUZIR E COMPENSAR” as emissões de Gases de Efeito Estufa, são compromissos adotados pela Dimensional, sendo que a participação da companhia no GHG Protocol foi um passo importante para a agenda ESG (environmental, social and governance) da empresa, pioneira entre as construtoras do Rio.

Benevides destacou ainda que “a utilização da metodologia GHG Protocol garante a fidedignidade da contabilização das emissões, com padronização internacional, e promove a transparência do nosso inventário GEE”. Além disso, a adoção de tais medidas confere, segundo ele, credibilidade às ações da empresa, principalmente quando “se compensa as emissões para neutralizá-las.” “O Rio de Janeiro possui riquezas e belezas naturais extraordinárias e, por isso, tem uma vocação inerente para ser referência em desenvolvimento sustentável,” complementou o executivo.

Nota da Dimensional Engenharia sobre sua adesão à neutralidade de emissão de carbono 

O planejamento da redução de geração de poluentes e a compensação das emissões excedentes em todas as atividades produtivas da empresa foi o passo seguinte ao inventário das emissões de poluentes. As reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE) são mensuradas através de certificados de redução de emissões protocolados pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do UN Certified Emission Reductions (CERs).  

Os CERs, por sua vez, são gerados a partir dos resultados de um projeto ligado ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL ou CDM – Clean Development Mechanism), que estabelece aos países em desenvolvimento participantes da ação, que reduzirem ou evitarem emissões, o ganho de 1 CER por cada tonelada de gás carbônico equivalente (CO2-eq). Os CERs podem ser comprados por pessoas ou organizações para compensar as suas emissões inevitáveis e contribuir com a agenda climática global.

Após a mensuração das emissões, o passo seguinte da Dimensional foi a escolha de um projeto gerador de créditos de carbono (MDL da ONU) para apoiar. O projeto selecionado para adquirir os créditos de carbono foi a PCH Maracanã, que tem como objetivo disponibilizar energia renovável no grid do sistema interligado nacional.

A Dimensional engenharia foi certificada, em 11 de outubro de 2021, pela ONU na quantidade 8.888 toneladas de CO2 equivalente. Como a empresa produziu, em 2020, 1.258 tCO2e nos escopos em que controla, segundo o inventário publicado na plataforma GHG Protocol, apresentou créditos de carbono suficientes para zerar as suas emissões. Assim, a Dimensional Engenharia se tornou uma empresa Carbono Neutro em 2020, ao ter compensado as suas emissões excedentes de GEE nesse ano-base.

Como a Dimensional aderiu ao programa de forma voluntária, baseada apenas em sua filosofia empresarial, não foi contemplada com uma certificação de carbono neutro. Mas o feito de ter um inventário completo publicado em uma plataforma especializada, além de contar com uma metodologia padronizada internacionalmente e ter sido certificado pela ONU no tocante à redução de emissões, consolidam a Dimensional como uma das empresas com grande credibilidade no mercado nacional.

Através do compromisso assumido de produzir com sustentabilidade, a Dimensional Engenharia demonstrou que é possível às médias empresas se engajarem efetivamente na agenda ambiental. Demonstrando que a transição para uma economia de baixo carbono não é uma pauta exclusiva das grandes corporações.

A Dimensional Engenharia atua no ramo de Desenvolvimento Imobiliário construindo residências econômica e socialmente sustentáveis, utilizando diferenciais tecnológicos em todo o ciclo de vida do empreendimento de forma a garantir qualidade e durabilidade das construções.

A Dimensional é uma das primeiras empresas do Brasil a receber Selo CASA AZUL da Caixa Econômica Federal (MCMV faixa 1 na Babilônia), e uma das 19 construções com o Selo ACQUA HQE, da Fundação Vanzollini (ParqueMadureira). Ela também está construindo as três primeiras casas unifamiliares com certificação ambiental do Rio de Janeiro, do Green Building Council, com projeto do arquiteto Duda Porto e comercialização pela Bossa Nova Sotheby´s.  Além disso, a Dimensional Engenharia possui certificação Nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e sistema de gestão de qualidade em conformidade com a ISO 9001.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Construtora do Rio é a primeira da cidade a neutralizar emissões de carbono
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui