Conta de água do Rio de Janeiro fica mais cara

No mesmo mês que começa a operação da Águas do Rio, a conta de água do carioca vai ficar cerca de 10% mais cara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Luis Quintero no Pexels

A Cedae informou que a partir de 8 de novembro, entra em vigor a nova tarifa de água. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) em 8 de outubro. Coincidência, ou não, a informação foi dada em 30/10, e a Águas do Rio começou a operação no Rio de Janeiro em 1/11.

A conta d´água vai ser reajustado em 9,8% pela CEDAE. Segundo a empresa, o aumento é motivado pela majoração na cobrança relativa aos períodos de 2019-2020 – quando não houve correção das tarifas devido à pandemia causada pelo coronavírus – de 2020-2021. A base do cálculo é a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em nota, a Cedae informou que “A atualização é necessária devido às despesas com energia, produtos químicos e pessoal”.

Inicialmente, o acréscimo proposto era de 11,5%, porém, o Conselho Diretor da Agência que regula o saneamento básico do estado fluminense entrou em acordo com o Governo do Estado e com a Companhia, homologando percentual menor.

Abaixo o reajuste tarifário publicado no Diário Oficial:

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conta de água do Rio de Janeiro fica mais cara
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Tem uma coisa que lamento muito, será o abandono de todas as instalações históricas ligadas ao abastecimento de água no Rio de Janeiro (o mesmo que fizeram com as estações ferroviárias, com o belvedere na Rio-petrópolis,
    com o monumento Rodoviário na Rio-São Paulo, com a privatização).
    Não dando dinheiro, serão abandonadas e vandalizadas. Quero ver quem tem coragem de me desmentir ? É uma pena…

    • Se não tiverem previsto como bens reversíveis da concessão… remanescem com o governo do estado. E aí já viu, né? Abandono certo. Se tiverem previsto, dá pra reclamar na Agenersa.

  2. Vcs que veem elogiando a concessão dos serviços de água e esgotos, vão se acostumando!
    Mal começaram a atividades, já providenciariam um aumento dos serviços, ou também acham que foi a Cedae?
    Vai virar rotina.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui