Conta de água dos cariocas pode subir até 10% em novembro

Chegou a hora do aumento na conta da água da CEDAE, que será de 9,8% e deve aparecer na conta dos cariocas em janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Gasolina cara, luz cara e agora água ainda mais cara, de acordo com o site da Tupi FM, o valor da conta d´água vai ser reajustado em 9,8% pela CEDAE. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (8), e medida entra em vigor a 30 dias. No entanto, o aumento só virá nas faturas dos clientes com vencimento em janeiro.

Segundo a CEDAE, o aumento é motivado pela majoração na cobrança relativa aos períodos de 2019-2020 – quando não houve correção das tarifas devido à pandemia causada pelo coronavírus – de 2020-2021. A base do cálculo é a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em nota, a Cedae informou que “A atualização é necessária devido às despesas com energia, produtos químicos e pessoal”.

Inicialmente, o acréscimo proposto era de 11,5% porém, o Conselho Diretor da Agência que regula o saneamento básico do estado fluminense entrou em acordo com o Governo do Estado e com a Companhia, homologando percentual menor.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conta de água dos cariocas pode subir até 10% em novembro
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Nesse pais aumenta se tuto porque a água que bebemos e usamos para tomar banho não ia ter majoração. Pagamos os gatos e outros bichos mais o estado faz uma linda manobra para enganar os trochas e ainda por cima faz propaganda na mídia que vamos ter isso e aquilo que nunca tivemos e nunca teremos o dinheiro vai parar em outro lugar talvez no BRT que vai ligar a Nova Iguaçu para que para ser igual ao que temos ,,que só traz dor de cabeça.

  2. Para vcs privatistas, diria que é bem feito e coincidi com o início das operações dos lotes concedidos, ou seja, tudo que está dito é puro blá, bla, blá, para justificar esse aumento realmente imoral.
    Vc neolítico, ignorante e covarde que não se identifica, saiba que a Cedae não foi vendida, apenas parte concedida e continuaremos fornecendo água, abaixo do custo a estas empresas, sem o que não lhes enganariam com promessas de serviços maravilhosos, deixe estar e vc verá!

    • Igor, não há do que me chamar de covarde e ignorante porque eu nunca ataco ninguém e não falo besteira aqui. Vai negar que a CEDAE é uma empresa de baixíssima qualidade? Vai negar que uma obra da CEDAE é sempre composta de 50 pessoas: 1 cavando, 1 mandando e 48 assistindo? Vai negar que a água produzida pela CEDAE vem com geosmina e esgoto? Espero que não tenha a audácia de negar isso, porque seria passar recibo de alienação grave da realidade.

      Isto posto, estou ciente que a CEDAE não foi vendida. E isto é um PROBLEMA! A CEDAE devia ser extinta pelo bem da humanidade sadia. Não vejo a hora da produção de água ser concedida também. Hoje temos apenas a distribuição concedida. Ainda haverá água podre sendo distribuída em nossas casas. Só quando a CEDAE acabar é que estaremos seguros.

      E pra você não ter a chance de dizer que eu sou intransigente, a CEDAE teve mais de 50 anos pra fazer água boa e universalizar a distribuição de água e coleta de esgoto. Não conseguiu fazer nenhuma das três.

      Por último, dobre a língua antes de xingar os outros. Você não está em condições de enquadrar ninguém ao defender uma empresa dessas.

  3. Se já não bastasse o governo do Estado imoral que temos, ter aumentado o ICMS de todos os produtos, depois de ter fechado o Estado e destruído milhares de empresas diminuindo a arrecadação própria, agora eles vem roubar a população já castigada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui