Conta de luz ficará mais cara a partir desta segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Devido à bandeira tarifária utilizada como referência nas contas deste mês ser a amarela, a conta de luz ficará mais cara a partir deste 01/07. Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em comunicado divulgado na última sexta-feira (28/06).

“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, afirmou a Aneel .

O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”.

O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.

Advertisement

Recentemente, o Diário do Rio publicou uma matéria falando sobre uma CPI instaurada para esclarecer os serviços neste setor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conta de luz ficará mais cara a partir desta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui