Contagem regressiva: vacina contra Covid-19 deve chegar ao Rio no domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Reprodução: Internet

A concessionária RioGaleão informou que o voo em direção a Recife (PE) para buscar os 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19, parte nesta sexta-feira (15/01). Os imunizantes, que serão usados na vacinação na cidade do Rio de Janeiro, devem chegar ao Aeroporto Internacional do Galeão neste domingo (16/01). Segundo a concessionária RioGaleão, que administra o aeroporto a data é uma previsão inicial.

A RioGaleão esclareceu que o aeroporto já conta com estruturas de câmaras frigoríficas para o refrigeração das vacinas no seu Terminal de Cargas (Teca), caso os imunizantes tenham que permanecer por algum tempo no aeroporto.  

Além da vacina, também desembarcará no aeroporto o insumo IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), matéria-prima da vacina AstraZeneca/Oxford,que será usado pela Fiocruz na fabricação de 100 milhões de doses do imunizante entre os meses de fevereiro e julho. De acordo com a concessionaria, o desembarque deve acontecer na próxima semana.

As vacinas que serão usadas no Rio são resultado de uma parceria entre o laboratório AstraZeneca e a universidade Oxford, e foram adquiridas pelo governo federal junto ao Instituto Serum, da Índia, onde as doses foram produzidas.

Advertisement

Início da vacinação

A Secretaria municipal de Saúde (SMS) adiantou que a vacinação na cidade terá início nos próximos dias, mas não precisou datas. A vacinação ocorrerá em 450 pontos do município, a maioria deles em escolas, clínicas da família e centros municipais de saúde, além de locais no sistema drive-thru (vacinação dentro carro). A Prefeitura contará 10 mil e 500 profissionais na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Na primeira fase da vacinação, segundo a SMS, deverão ser imunizados 2 milhões 300 mil pessoas dos seguintes grupos: pessoas a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades trabalhadores da saúde, profissionais da educação, indígenas, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários dos serviços essenciais e agentes do sistema prisional.

A Secretaria municipal de Saúde informou ainda que o acondicionamento do imunizante será feito na câmara fria que já está preparada na Central de Logística da pasta. Segundo a SMS, outras 350 câmaras foram compradas para garantir o armazenamento adequado nas unidades de saúde.

Fique atento!

O Ministério da Saúde (MS) emitiu uma mensagem, nesta quarta-feira (14/01), em sua conta oficial no Twitter alertando os brasileiros de que golpistas estão usando o argumento de que vão agendar a vacinação e depois extorquem as pessoas. O MS não oferece a opção de agendamento para tomar o imunizante.

“O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Contagem regressiva: vacina contra Covid-19 deve chegar ao Rio no domingo
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Se a população ativa é a que está mais sujeita a contatos físicos e os estudantes estão privados de suas aulas presenciais, ESSES DOIS IMPORTANTES GRUPOS DE PESSOAS DEVERIAM SER O ALVO DA VACINAÇÃO EMERGENCIAL…
    Quem pode ficar em casa, que espere um volume maior de vacinas aparecerem.
    Não há racionalidade na política de privilegiar os que podem estar mais precavidos.
    Quem está na guerra precisa de mais apoio do que aqueles que podem viver em paz.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui