Contrato de gestão do Museu do Amanhã pode ser cancelado pela Prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã - Foto: Alexandre Macieira

Segundo parecer da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) de 2018, em resposta a questionamento do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre a contratação da gestora do Museu do Amanhã, há fortes indícios de favorecimento à Fundação Roberto Marinho (FRM).

O documento enviado ao TCM indica que a concorrência de 2014 para contrato de R$ 31,1 milhões (hoje R$ 40,2 milhões em valores atualizados) foi marcada por irregularidades em duas etapas.

Na 1ª licitação, a gestão ficaria com a Associação para Gestão de Unidades Administrativas Sociais (Aguas), concorrente que preencheu todos os requisitos técnicos. No entanto, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), com quadro de executivos egressos da FRM, venceu de forma suspeita uma 2ª licitação que escolheu o atual gestor do Museu do Amanhã.

O documento da Cdurp detecta possível manobra protelatória por parte de ex-executivos da FRM para comprometer a primeira licitação, posteriormente cancelada, e favorecer o IDG em uma 2ª rodada. Como o instituto não apresentava todos os documentos exigidos para se qualificar como licitante, protocolou pedido de impugnação do certame questionando a necessidade de tais documentos para classificação. A impugnação foi rejeitada pela Cdurp, mas o IDG não foi desclassificado. Se o fosse, não haveria uma 2ª licitação. E o Instituto Aguas seria o titular do contrato.

Advertisement

Paralelamente, o IDG obteve a certificação que lhe garantiu o direito de participar da 2ª licitação, realizada após a anulação da 1ª por conta de frágil argumentação legal. As circunstâncias evidenciam a intenção de alterar o resultado com o lançamento da 2ª licitação.

Atualização:

Nesta quinta-feira (01/08), o Grupo Globo, por meio de nota oficial enviada ao DIÁRIO DO RIO, disse que ”repudia as declarações de Marcelo Crivella e que os contratos assinados pela Fundação Roberto Marinho com o município do Rio de Janeiro estão em perfeita conformidade com a legislação aplicável”, além de dizer que o prefeito ”mente e manipula fatos para esconder as graves denúncias que atingem a sua gestão”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Contrato de gestão do Museu do Amanhã pode ser cancelado pela Prefeitura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui