Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em meio a uma pandemia, a vida de alguns beneficiários do INSS não está nada fácil. Muitos contribuintes relatam que estão enfrentando problemas com as perícias, necessárias para a liberação do benefício. Alguns deles contaram ao DIÁRIO DO RIO que não conseguem acessar os resultados da perícia já realizada. Outros, sequer conseguem agendar. E, enquanto isso, ficam sem receber.

O operador líder logístico Vinicius Gabriel é um dos muitos beneficiários que enfrenta dificuldades. Ele está afastado desde outubro de 2020 e, após os 15 dias, já em novembro, entrou em contato para agendar a perícia, mas só havia vaga para dezembro. Após a realização da perícia, ele foi informado que o resultado ficaria disponível no site às 21h. Mas, até hoje esse resultado não foi disponibilizado.

Eu esperei e o resultado não saiu. No dia seguinte fui a uma agência, mas por conta da pandemia não consegui falar, pois precisava ser agendado. A gente faz reclamação e sempre mandam esperar… agora, estou tentando marcar outra perícia e, nesse meio tempo, estou sem pagamento“, contou.

Ele contou que no dia 18 de dezembro de 2020, abriu um requerimento sobre o ocorrido. O prazo era de 5 dias, mas ele ainda não teve retorno.

Outro contribuinte, que preferiu não se identificar, contou que já precisou do benefício 2 vezes e não teve problemas. Agora, entretanto, a situação é diferente. Ele diz que está desde novembro sem pagamento, pois o pedido segue em revisão e ele não conseguiu agendar a perícia. Ele relata que, quando entra em contato com o INSS, o único retorno que recebe é que dizendo que ele deve aguardar.

A analista de departamento pessoal Claudia Souza conta que na empresa onde trabalha, muitos funcionários enfrentam a mesma dificuldade: ou não conseguem agendar a perícia, ou não conseguem acessar os resultados.

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com o INSS, que afirmou não ter conhecimento sobre problemas para agendamento de perícia ou acesso aos resultados. Confira a nota enviada:

Não temos conhecimento sobre problemas para agendamento de perícia ou acesso aos resultados.
O INSS informa que tem empregado todos os esforços disponíveis para agilizar a análise dos requerimentos que aguardam uma resposta, obedecendo a ordem cronológica de entrada
“.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui