Copacabana é palco para cortejo e louvação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá

Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, uma irmandade formada por cerca de 150 pessoas que mantém ativa a tradição do Reinado há mais de 130 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Consuelo Abreu

A quinta edição do Sesc Entre Dança, considerado um dos maiores eventos do gênero do país, segue até 16 de maio, no Rio de Janeiro. Entre os destaques da programação está a presença do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, irmandade formada por cerca de 150 pessoas que mantém ativa a tradição do Reinado há mais de 130 anos.

O Reinado apresentará “Cortejo e louvação”, no dia 14 de maio, às 16h, na Praia de Copacabana, altura da Av. Princesa Isabel. No evento, que é gratuito, o público poderá conhecer a força e a importância histórica, social e cultural das confrarias negras católicas no Brasil.

Reinados

Reinado 2009 Consuelo Abreu 303 Copacabana é palco para cortejo e louvação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá
Foto: Consuelo Abreu

Os Reinados, também conhecidos como Congados, são uma das manifestações culturais mais ricas e expressivas dos saberes bantos no Brasil. Segundo Leda Martins, os Reinados derivam das antigas coroações de Reis Negros no Brasil, cujo registro recua ao século XVII.

Nos Reinados, celebra-se sua maior autoridade, Nossa Senhora do Rosário, carinhosamente chamada de Unganda Manganá. A narrativa mística de retirada de Nossa Senhora do Rosário das águas estrutura sua organização, o papel das Guardas, de variadas designações, a função do Trono Coroado e da capitania que, unidos, regem as cerimônias e os festejos devocionais que relembram a história da diáspora negra, a travessia marítima, as lutas de resistência contra a escravidão e o papel do negro na construção e formação do Brasil.

Advertisement

Por meio de cerimoniais complexos, cantares, danças e de toda uma organização ritual e litúrgica, se restituem em territórios brasileiros, em particular em Minas Gerais, onde se sobressaem acervos extraordinários de conhecimentos devocionais, filosóficos, técnicos, linguísticos e estéticos, fundantes das gnosis negro africanas e suas transcriações, inscritos pela memória oral.

Serviço
Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá – Cortejo e Louvação 
Data: 14/5 – segunda-feira
Hora: 16hLocal: Praia de Copacabana – altura da Av. Princesa Isabel
Grátis | Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Copacabana é palco para cortejo e louvação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Copacabana é palco para cortejo e louvação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui