Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, analisados pelo Instituto Rio 21, apontam que Corcovado é o setor mais visitado do Parque Nacional da Tijuca, em comparação com a Vista Chinesa, Estrada Redentor, Pedra Bonita, Pedra da Gávea e Setor Floresta. A segunda área mais visitada é a Vista Chinesa, que não chega a ter 1/3 dos visitantes do Corcovado. Enquanto o Corcovado recebeu quase 2 milhões de visitantes em 2019, a Vista Chinesa recebeu menos de 400 mil.

Visitantes por setor do Parque Nacional da Tijuca, por ano. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio2

As informações disponíveis sobre 2020 fazem referência apenas aos meses de janeiro, fevereiro e março. Devido à pandemia, o Parque Nacional da Tijuca precisou interromper seu funcionamento. No entanto, os dados mostram que a tendência dos anos anteriores do Corcovado ser o setor mais visitado se manteve, tendo recebido mais de 500 mil pessoas. Em contraste, o Setor Floresta teve mais visitantes que a Vista Chinesa, tomando a posição de segundo setor mais visitado.

Visitantes por setor do Parque Nacional da Tijuca em 2020. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21

Em 2020, o Corcovado recebeu 85% dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca. Nos anos anteriores, esse valor ficou por volta dos 63%. Já a Vista Chinesa, que normalmente atraí pelo menos 13% dos visitantes, em 2020 atraiu apenas 4%. Por sua vez, a proporção de visitantes do Setor Floresta em 2020 não ficou distante dos valores observado nos outros anos, tendo recebido 8% dos visitantes do Parque. De modo semelhante, a Pedra da Gávea e Estrada do Redentor também mantiveram uma porcentagem de visitantes próxima ao dos períodos anteriores. Por fim, o setor da Pedra Bonita recebeu 3% dos visitantes de 2020, sua menor taxa observada.

Proporção de visitantes por setor do Parque Nacional da Tijuca, por ano. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21

A distinta proporção de visitantes por setor do Parque Nacional da Tijuca em 2020 é explicada pelo padrão de fluxo mensal de visitação de cada setor. Enquanto os setores Corcovado, Floresta e Vista Chinesa são mais visitados durante o verão, a Estrada do Redentor, Pedra Bonita e Pedra da Gávea são mais visitados durante o período de férias escolares.

1 COMENTÁRIO

  1. Não é à toa que que o Ricardo Salles está dando um jeito de usar o Ministério do Meio Ambiente para favorecer amigos no controle das lojas do Corcovado…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui