Coronavírus: Arquidiocese do Rio divulga orientações para fiéis tentarem evitar contágio durante as missas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

Na manhã desta sexta-feira (28/02), na tentativa de evitar o contágio pelo coronavírus durante as missas, a Arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou aos fiéis orientações a serem seguidas.

A Igreja Católica considera que as dicas são prudentes devido aos riscos que a população tem sofrido, especialmente as pessoas idosas.

Para evitar a contaminação, a Arquidiocese solicita, referente às providências litúrgicas, que haja higienização adequada das mãos dos celebrantes (padres, diáconos e etc) e de seus auxiliares (ministros da eucaristia e coroinhas). Além disso, as paróquias têm que disponibilizar aos participantes das missas, de maneira acessível, álcool em gel.

Em relação à comunhão, por um determinado momento, a hóstia passará a ser recebida preferencialmente nas mãos dos fiéis, e não na boca.

Advertisement

Já o momento da oração do Pai Nosso será realizado sem os participantes darem as mãos uns aos outros, como geralmente acontece.

Para finalizar, no momento da Paz de Cristo, o abraço ou aperto de mão será substituído por um leve aceno com a cabeça.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: Arquidiocese do Rio divulga orientações para fiéis tentarem evitar contágio durante as missas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui