Coronavírus: favelas cariocas já têm quase mil casos confirmados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rocinha é a comunidade do Rio com maior número de casos confirmados de Covid-19: 195 - Foto: Marcos Serra Lima/G1

Segundo dados oficiais do último recenseamento demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a cidade do Rio de Janeiro possui, ao todo, 763 favelas.

Paralelamente a isso, de acordo com o ”Painel Covid-19”, do jornal ”Voz das Comunidades”, o município tem, até o momento, 982 casos confirmados e 249 mortes decorrentes da doença nas favelas cariocas, somadas.

Maior favela do Rio e uma das mais habitadas no país, a Rocinha, na Zona Sul, é a líder das estatísticas, com 195 casos e 55 óbitos. Contribuindo para a proliferação do vírus na região, moradores locais relatam que, diariamente, há vans lotadas e aglomeração de pessoas nas ruas.

Na 2ª colocação do ”ranking”, está o Complexo da Maré, na Zona Norte, com 166 registros de Coronavírus e 46 mortes. Eliana Silva, diretora da ONG Redes da Maré, diz que há uma grande quantidade de moradores da comunidade passando fome e que isso gera uma busca mais forte por comida e utensílios para se prevenir da doença.

Advertisement

”Muitos trabalhadores estão perdendo renda e isso é uma questão que determinadas políticas públicas poderiam chegar de uma forma organizada para atender a essas demandas das favelas”, diz Eliana.

Ainda falando de Zona Norte, desta vez no Morro do Turano, localizado no Rio Comprido, Evandro Machado, morador local, é responsável por uma equipe distribuidora de cestas básicas à população da região. Ele faz um apelo por uma atuação mais forte da Prefeitura em relação à saúde.

Já no Complexo do Alemão, que abrange os bairros de Bonsucesso, Ramos e alguns outros da região, possui o projeto Favelart, que distribui alimentos para famílias que não receberam nenhum tipo de benefício nesse período que estamos passando. Além disso, no local há um Gabinete de Crise liderado por coletivos e ONGs, como o ”Papo Reto” e o próprio ”Voz das Comunidades”.

5 favelas com maior número de casos confirmados de Coronavírus no Rio:

  • Rocinha – 195
  • Maré – 166
  • Manguinhos – 100
  • Vigário Geral – 81
  • Cidade de Deus – 67

5 favelas com maior número de mortes causadas por Coronavírus no Rio:

  • Maré – 46
  • Rocinha – 39
  • Cidade de Deus – 20
  • Caju – 13
  • Vigário Geral – 12

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, na próxima semana, dará início a uma pesquisa epidemiológica, com testagem para Covid-19, em diversos bairros da cidade, incluindo o Complexo da Maré e outras comunidades.

Ainda de acordo com a pasta, as clínicas da família e os centros municipais de saúde atenderam, nos últimos 2 meses, cerca de 60 mil pessoas com suspeita de Coronavírus, e, grande parte deles, segundo a Prefeitura, eram moradores de favelas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: favelas cariocas já têm quase mil casos confirmados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui