Coronavírus faz empresa retirar patinetes elétricos das ruas do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Os patinetes elétricos, que conquistam adeptos na cidade desde 2018, foram retirados das ruas após a empresa responsável pelo aluguel dos equipamentos parar de operar devido à crise gerada pela pandemia do Coronavírus.

De acordo com a prefeitura, a empresa Grow comunicou formalmente ao município a interrupção dos serviços em abril, devido ao isolamento social na cidade. Diante deste cenário de incertezas, ex-funcionários da companhia foram demitidos e relatam não terem recebido direitos trabalhistas.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recolheu os relatos dos trabalhadores que apontam a demissão em massa nas cidades onde a empresa Grow atuava, sem acordo prévio com o sindicato.

A Lei Trabalhista diz que os trabalhadores devem receber seus direitos até 10 dias após o fim do contrato e que a baixa em carteira digital é válida, mas o empregador precisa entregar ao funcionário os documentos da rescisão.

Advertisement

Em nota, a Grow informou que os desligamentos foram feitos via videoconferência com os gestores diretos de cada colaborador devido ao isolamento social e que a empresa cobriu o plano de saúde aos funcionários até o mês de junho.

Além disso, a empresa diz que ofereceu cestas básicas, cartas de recomendação e auxílio e assistência aos funcionários na busca de novos empregos.

Sobre a documentação, a empresa diz que foram disponibilizadas todas as orientações e documentações para saque do FGTS e Seguro Desemprego, assim como a baixa do contrato efetuada na Carteira Digital.

Em janeiro, outra empresa que oferecia o serviço na cidade, a operadora norte-americana de patinetes elétricos, Lime, anunciou que encerraria suas operações no Rio. A decisão foi anunciada pouco mais de seis meses após a entrada do serviço no mercado nacional.

O sucesso de patinetes elétricos no Rio gerou uma repercussão tão grande, que até uma lei municipal específica para a utilização dos equipamentos foi criada, a fim de evitar acidentes. Muitos pedestres reclamavam da alta velocidade e dos patinetes estacionados em qualquer lugar. Além disso, itens básicos de segurança, como capacetes, não eram utilizados pelos condutores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus faz empresa retirar patinetes elétricos das ruas do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Impressionante o posicionamento político desse e-jornal. A notícia sobre a retirada dos patinetes, uma imensa perda para a cidade que os havia aceitado de braços abertos, foi disvirtuada, para variar, para a perda dos direitos trabalhistas. Fazendo pouco caso das empresas que não tiveram mais condições de continuar a operar. Sem empresas não há emprego.
    Grande perda para a cidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui