Coronavírus: Hospital Modular de Nova Iguaçu tem construção iniciada oficialmente nesta segunda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Teve início oficialmente nesta segunda-feira (13/04) as obras físicas do Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que atenderá pacientes infectados pelo Coronavírus.

Sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), gerida por Bruno Kazuhiro, a construção tem investimento de R$ 62 milhões. O hospital, localizado no Aeródromo de Nova Iguaçu, na Avenida Governador Roberto Silveira, terá um total de 300 leitos, sendo 120 de UTI e 180 de enfermaria, mas que podem também atuar como CTI.

“Esse hospital de Nova Iguaçu poderá atender pacientes de toda a Baixada Fluminense que infelizmente tenham suas condições agravadas. A obra será feita em fases com as primeiras 100 unidades prontas já no início de maio e o restante em mais 20 dias. Ficamos honrados com essa missão que nos foi dada pelo governador Wilson Witzel. Ter esse hospital pronto o mais rápido possível ajudará a salvar vidas”, diz Bruno Kazuhiro.

IMG 20200413 WA0026 Coronavírus: Hospital Modular de Nova Iguaçu tem construção iniciada oficialmente nesta segunda
Máquinas no Aeródromo de Nova Iguaçu para o início da construção do hospital modular – Foto: Divulgação/Seinfra

Por ser montado com material modular e resistente, com capacidade para atendimentos de média e alta complexidade, a unidade terá uma estrutura similar aos hospitais de grande porte do Rio de Janeiro e será um legado à saúde pública do estado. Isso porque, após o fim da pandemia, o equipamento poderá ficar no local ou ser desmontado e aproveitado para a montagem de outros equipamentos na região, estratégia que ficará a cargo da Secretaria Estadual de Saúde, que é responsável pela instalação e administração dos 8 hospitais de campanha previstos no RJ.

Advertisement

Gabinete do secretário no canteiro de obras

Para agilizar o processo de construção do hospital, garantindo o cumprimento dos prazos solicitados por Witzel, o secretário Bruno Kazuhiro irá transferir, a partir desta segunda, seu gabinete para a obra, que funcionará em 3 turnos. Além dele, técnicos e fiscais da Seinfra também passarão a dar expediente no local.

“Nesse momento, todo o trabalho da Seinfra está focado na construção do hospital. Então, achei prudente e necessário transferir meu gabinete da sede da Secretaria, em São Cristóvão, aqui para o canteiro de obras. Estamos realmente muito focados em entregar o hospital à Secretaria de Saúde no prazo solicitado pelo governador Wilson Witzel”, complementou Kazuhiro.

Foi decretado ponto facultativo para o dia de hoje em órgãos estaduais, mas mesmo assim estamos acompanhando as obras do…

Posted by Bruno Kazuhiro on Thursday, April 9, 2020

Os 8 hospitais de campanha do Governo do Estado têm suas respectivas instalações a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e são equipamentos provisórios de montagem mais rápida e com menor necessidade de adaptação do terreno, que atendem a pacientes de baixa e média complexidade em sua maioria.

Já o Hospital Modular de Nova Iguaçu é uma estrutura permanente, mais sofisticada e tem sua obra sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Obras sob demanda da área de Saúde. A unidade poderá receber pacientes de média e alta complexidade e precisa de um terreno apto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: Hospital Modular de Nova Iguaçu tem construção iniciada oficialmente nesta segunda
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui