Coronavírus: Proprietários de imóveis comerciais podem ser obrigados a reduzir valor do aluguel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comércio em Petrópolis

Donos de imóveis comerciais com contrato do estado do Rio de Janeiro podem ser obrigados a diminuir o valor cobrado dos aluguéis em pelo menos 30% enquanto durarem as medidas de isolamento social provocadas pelo Coronavírus.

O Projeto de Lei, apresentado na Alerj, pelos deputados Alana Passos (PSL), Anderson Moraes (PSL), Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) e Renato Zaca (PSL), prevê que o valor cobrado no aluguel do estabelecimento deve ter suas parcelas reduzidas proporcionalmente ao número de dias fechados por conta da pandemia da Covid-19.

Além disso, fica proibída qualquer ação de despejo durante o período em que as ações de isolamento social contra o avanço da doença prosseguirem.

Ainda segundo o projeto, o não pagamento de parcelas de aluguel do imóvel durante o período que durar o plano de contingência do Coronavírus, não poderá ser motivo para ação de despejo.

Advertisement

A medida não isenta o locatário do pagamento dos aluguéis, nem impede a cobrança, inclusive judicial, dos valores devidos.

É preciso proteger os inquilinos para que não se vejam despejados no meio de uma crise econômica como essa. Em outra seara, é preciso disciplinar o impacto de inesperadas determinações do poder público sobre as obrigações locatícias. Procuramos preservar interesses sob uma ótica fortuita e emergencial, estabelecendo regras temporárias para regulamentar a relação entre locadores e locatários a fim de assegurar a manutenção do teto para as famílias nesse momento mais dramático, bem como um fôlego para a continuidade do exercício das atividades comercias e econômicas“, diz um dos trechos de justificativa do projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: Proprietários de imóveis comerciais podem ser obrigados a reduzir valor do aluguel
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O assunto é competência de lei federal
    Esses deputados estaduais vivem fazendo merda com leis oportunistas, mas que num questionamento judicial vai ser anulada

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui