Coronavírus: unidade para processamento de 15 mil testes diários é inaugurada pela Fiocruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Fiocruz

Nesta segunda-feira (10/08), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, inaugurou uma unidade de apoio que ajudará, a nível nacional, na ampliação do processamento de testagem molecular para detectar o Coronavírus. A cerimônia contou, inclusive, com a participação do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que classificou o enfrentamento à pandemia como um ”esforço de guerra”.

Vale ressaltar que esta foi a primeira agenda pública de Pazuello desde o último sábado (08/10), dia no qual o Brasil chegou à marca de 100 mil óbitos causados pela Covid-19.

”Não existe, nesse momento, diferenças, partidárias ou ideológica. Todos nós somos brasileiros, combatendo, dia a dia, da melhor forma, nos dedicando para que não haja mais mortos no nosso país. Já perdemos 100 mil brasileiros com nome, identidade e família. E, podem acreditar, nós estamos todos os dias revendo nossos protocolos, procurando o que tem de melhor e alterando aquilo que não vinha dando certo”, disse o ministro interino.

Com capacidade para processar cerca de 15 mil testes de Coronavírus diariamente, a nova unidade de apoio está localizada na própria sede da Fiocruz. Toda sua estrutura e equipamentos foram financiados pelo projeto ”Todos pela Saúde” e seu custeamento ficará a cargo do Ministério da Saúde.

Advertisement

Equipadas com plataformas que utilizam o método de testagem PCR em tempo real, a nova unidade funcionará em tempo integral durante todos os dias da semana. Também haverá um espaço similar no Ceará, que será inaugurado em breve.

fiocruz Coronavírus: unidade para processamento de 15 mil testes diários é inaugurada pela Fiocruz
Unidade de apoio do Instituto de Biologia Molecular do Paraná; Fiocruz terá espaço similar – Foto: Itamar Crispim/IBMP

A princípio, a unidade da Fiocruz terá, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, a colaboração de aproximadamente 250 profissionais, que se irão se revezar em 3 turnos de trabalho para analisar as amostras encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

”Sabemos o quanto a testagem em massa é importante não apenas do ponto de vista clínico, mas também no que tange a implementação das medidas de controle da pandemia e da dinâmica social. O início da operação dessas novas unidades consolida o esforço da Fiocruz de um lado na produção dos testes e, do outro, no processamento das amostras”, disse Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: unidade para processamento de 15 mil testes diários é inaugurada pela Fiocruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui