Nesta sexta-feira, (15/07), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realiza uma megaoperação para fiscalizar 110 ferros-velhos. Serão visitados 76 estabelecimentos na capital e 34 em municípios da Baixada Fluminense. O objetivo é conferir se os locais estão cumprindo as normas e exigências previstas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e se estão com os alvarás de funcionamento em dia.
Caso algum ferro-velho esteja fora do padrão, o proprietário do imóvel poderá ser conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos, além de pagar uma multa pela eventual infração.
O secretário da Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Leandro Monteiro afirma que houve um aumento expressivo de incêndios em 2022 se comparado com a mesma data em 2021. “Só no primeiro semestre de 2022 contabilizamos cerca de 340 incêndios em ferros-velhos. Em 2021 foram cerca de 460. Um aumento expressivo que nos leva a iniciativas estratégicas e integradas como esta operação”, disse o coronel.
Nos últimos meses, a Prefeitura do Rio e a Polícia Civil estão fechado diversos ferros-velhos irregulares na capital fluminense e na Baixada. As ações passaram a ser intensificadas após o crescimento de furtos e receptação de itens, como cabos e fios de concessionárias de serviços públicos.
Na operação de hoje 17 equipes da capital e sete da Baixada, juntamente com o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), irão fiscalizar toda a documentação exigida pelos órgãos estaduais. Os agentes contam com o apoio das Polícias Militar, Civil e DETRAN.