Às vésperas do Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início à Campanha de Prevenção de Afogamentos na Região dos Lagos, em solenidade realizada nesta quinta-feira (27/02), na Praia do Forte, em Cabo Frio. A iniciativa busca conscientizar moradores e turistas sobre os cuidados necessários para evitar afogamentos e reforçar a atenção às crianças para prevenir casos de desaparecimento nas praias.
“A Região dos Lagos é uma das mais procuradas no nosso estado nesta época do ano. Com praias de águas cristalinas, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo terão reforço de guarda-vidas para prevenir os afogamentos e fazer o Carnaval do folião fluminense ser o mais alegre e tranquilo possível”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos educativos e pulseiras de identificação para crianças, facilitando sua localização em caso de perda. Além disso, houve demonstrações profissionais de salvamento marítimo, destacando as técnicas utilizadas pelos guarda-vidas para garantir a segurança dos banhistas. As atividades aconteceram simultaneamente em diversas praias da Região dos Lagos, abrangendo os municípios atendidos pelo Comando de Bombeiros de Área V (CBA V).
Números e reforço na segurança
A Região dos Lagos recebe, anualmente, um grande fluxo de turistas, especialmente durante o verão e as festividades de Carnaval. O aumento da população flutuante exige um reforço nas ações preventivas. Em 2024, o Corpo de Bombeiros registrou um número expressivo de resgates na região, evidenciando a necessidade de conscientização sobre os riscos do mar. Já em 2025, os dados apontam uma redução nos salvamentos, reflexo das medidas preventivas adotadas.
Entre 1º de janeiro e 26 de fevereiro de 2025, foram registrados 645 resgates nas principais praias da região, sendo 427 em Cabo Frio, 38 em Rio das Ostras, 117 em Macaé e 63 em Saquarema. No mesmo período de 2024, o total foi de 1.170 resgates.
“O Corpo de Bombeiros está preparado para os resgates. Temos equipamentos, motos aquáticas, botes infláveis, mas entendemos que antes de pensar no salvamento, precisamos focar na prevenção. Por isso, iniciamos essa campanha para toda a Região dos Lagos”, declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Para garantir a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros conta com um reforço operacional na região, incluindo:
- 44 motos aquáticas
- 12 barcos infláveis de resgate
- 12 quadriciclos
- 8 viaturas 4×4 para transporte de equipes e embarcações
- 4 embarcações de médio porte, usadas para resgates, buscas, mergulho e combate a incêndios em embarcações
“É muito importante que os banhistas sigam as orientações de segurança, como evitar áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas, respeitar os limites do mar e sempre procurar locais próximos aos postos de guarda-vidas. A prevenção continua sendo a principal aliada para um verão seguro e sem incidentes”, alertou o porta-voz do CBMERJ, major Fábio Contreiras.