Coruja rara é resgatada em parque de Nova Friburgo; espécie chama atenção pela beleza

Morador da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos avistou e salvou o animal, que agora recebe tratamento especializado antes de ser devolvido ao seu habitat

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Morador encontrou coruja rara no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. Foto: EcoSerrano.

Diariamente, milhares de animais são salvos, mas no final de novembro, uma espécie rara e típica de áreas de mata densa chamou atenção. Um filhote de coruja rara e de beleza única, conhecido como murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), foi resgatado por um morador da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo.

A ave, encontrada debilitada, foi levada ao Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos para cuidados. Segundo Rominique Schmidt, coordenador do núcleo, em entrevista ao jornal Ecoserrano, o filhote foi rapidamente encaminhado à Clínica Veterinária Animamed, parceira do parque, onde recebe tratamento especializado.

A corujinha está se recuperando e, em breve, será devolvida ao seu habitat. Vamos soltá-la em algum trecho da zona de amortecimento do parque”, afirmou Schmidt.

image 24 Coruja rara é resgatada em parque de Nova Friburgo; espécie chama atenção pela beleza
Filhote foi rapidamente encaminhado à Clínica Veterinária Animamed. Foto: EcoSerrano.

A murucututu-de-barriga-amarela é encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, além da Argentina e Paraguai. Com hábitos noturnos, essa ave caça ao final da tarde ou durante a noite, partindo de um poleiro para capturar presas na vegetação ou no solo. Durante o dia, permanece empoleirada, geralmente sozinha ou em casais.

Com uma área de cerca de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é uma das principais reservas de biodiversidade do Rio de Janeiro. O parque abrange regiões de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

O Parque Estadual dos Três Picos é reconhecido mundialmente pela organização BirdLife International como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), desempenhando um papel fundamental na proteção de aves e na preservação do ecossistema.

*Com informações de EcoSerrano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coruja rara é resgatada em parque de Nova Friburgo; espécie chama atenção pela beleza

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui