Covid-19: Com baixa procura, vacinação de infantil no Rio terá repescagem de 45 dias

Nesta quinta-feira (10/02), a Prefeitura do Rio começa uma busca ativa por crianças que ainda não foram vacinadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel de Paiva

Uma “repescagem permanente”, assim definiu o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para se referir a prorrogação de 45 dias que a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 na cidade do Rio terá. O motivo é a baixa adesão das crianças de 6 a 1 anos para a imunização.

Conforme o previsto, o calendário de imunização das crianças se encerraria nesta quarta-feira (09/02). Mas diante do cenário aquém do esperado, ele se estenderá até o fim de março. Nesse período, todas as crianças de 5 anos ou mais que ainda não se vacinaram poderão ser levadas aos postos, que permanecerão abertos de segunda a sábado.

Do público alvo, cerca de 48% das crianças tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A baixa procura pela imunização infantil no Rio de Janeiro tem preocupado especialistas e autoridades.

Há um movimento muito grande de pessoas gerando fake news, gerando notícias falsas, e isso atrapalha muito a campanha, gera insegurança para os pais. Precisamos desconstruir essas mentiras, pois a vacina é extremamente eficaz, protege contra a Covid-19 e, principalmente, é muito segura, aplicada em vários países do mundo em larga escala. Não faz o menor sentido ter medo dos efeitos dela“, afirmou Soranz.

Advertisement

Caça aos pequenos

Nesta quinta-feira (10/02), a Prefeitura do Rio começa uma busca ativa por crianças que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Apesar de quase 263 mil crianças já terem sido vacinadas na cidade do Rio, o número não representa nem metade da meta estabelecida: 560 mil cariocas cujas idades variam entre 5 e 11 anos de idade.

Para a busca ativa, a Prefeitura vai utilizar os dados disponíveis nos postos de saúde, assistência social e cadastros do governo federal. Com esse cruzamento de informações, o município vai entrar em contato com os responsáveis.

As unidades seguem aplicando a primeira dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 12 anos e a segunda dose, considerando o intervalo a partir da data da primeira aplicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Covid-19: Com baixa procura, vacinação de infantil no Rio terá repescagem de 45 dias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui