Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgados pelo jornal O Globo traçaram um raio x do perfil e do estado clínico dos 23 pacientes que testaram positivo para a variante Delta da Covid-19, originária da índia. Segundo as informações, Todos tiveram sintomas de Covid-19. Contudo, 22 dos infectados tiveram síndrome gripal — o outro teve síndrome respiratória aguda grave. Vale lembrar que a Capital Fluminense concentra maior número de casos da nova cepa.

A síndrome gripal, segundo o Ministério da Saúde, é um conjunto de sintomas parecidos com os da gripe: tosse, febre e dor de garganta, além de dor na cabeça, nos músculos ou nas articulações. Já a “síndrome respiratória aguda grave” compreende, além dos sintomas observados na síndrome gripal: dispneia (falta de ar), desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95% ou exacerbação de doença preexistente.

De acordo com a SMS, os pacientes têm faixa etária entre 12 e 72 anos, sendo a maioria adultos (73,9%). São 13 casos de pessoas do sexo feminino (56,5%) e 10 do sexo masculino (43,5%). A maior parte teve uma síndrome gripal (95,6%) e um caso precisou de internação por síndrome respiratória aguda grave (4,4%), já tendo recebido alta.

A investigação epidemiológica está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde da SMS. Segundo a secretaria, os casos investigados até o momento não têm histórico de viagem. Os pacientes e seus contatos próximos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância em Saúde.

“Independentemente da variante, ressalta-se a importância da aderência da população à imunização contra a COVID-19 conforme calendário de vacinação divulgado pela SMS Rio. Assim como se reforça que as medidas preventivas são as mesmas. A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão”, diz a SMS.

1 COMENTÁRIO

  1. Se todos estivessem vacinados contra a Gripe seria um reforço para o sistema imunológico e, certamente, facilitaria o diagnóstico da cepa Delta do Covid-19.
    A cepa Delta tem justamente características de coriza maior e espirro, este muito raramente observado antes.
    Esse sistema de saúde pública é uma bagunça.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui