Eduardo Paes, prefeito do Rio Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira (29) que, em caso de necessidade de medidas mais drásticas para conter a disseminação da Covid-19 na capital fluminense, as escolas serão o último tipo de estabelecimento a ser fechado.

”Só pra dar um recado aqui: se tiver que fechar alguma coisa daqui pra frente, a última coisa que vai fechar é escola. Se tiver que fechar, vai fechar o comércio antes, vai fechar academia antes, a piscina antes, a praia antes. Vamos inverter essa lógica maluca que se inventou no Brasil que a gente vai abrindo tudo e a escola fica fechada. Então, nós vamos inverter isso: a escola vai ficar aberta e vai ser a última a fechar. Chega. A gente já tem uma pandemia que tem trazido morte a muita gente e a gente não precisa matar uma geração de crianças que não vão conseguir se alfabetizar, que não vão ter um aprendizado adequado. Chega. Isso tem que ser prioridade e é assim que a Prefeitura do Rio vai caminhar”, afirmou Paes.

A fala de Paes aconteceu durante a tradicional divulgação do boletim epidemiológico semanal que mostra o índice de contaminação pelo Covid-19 na cidade. Vale ressaltar que, pela segunda semana consecutiva, todas as 33 regiões administrativas da capital seguem com risco alto para a doença.

A volta das aulas nas escolas municipais do Rio está marcada para o dia 08/02, mas ainda de maneira on-line, com o ensino presencial retornando somente em 24/02, de forma escalonada. Já a retomada da rede particular pode ter início já a partir da próxima segunda-feira (01/02), mas ainda não há definição.

11 COMENTÁRIOS

  1. Sr prefeito…na verdade só existem duas possibilidades..nesses casos…optar pela vida..ou pela economia..o Brasil optou pela economia….basta ver todos os dias o número de mortes pela Civic.

  2. Porque as aulas não podem ser online até todos serem vacinados? Quem vai ser o responsável caso aconteça morte por covid de alguma criança ou funcionário da educação??? Ou será que o Sr. Prefeito vai bater no peito e dizer (Eu) ou vai tirar o dele da reta?

  3. As crianças vão ficar com deficiência no aprendizado sim, porque poderão morar, escola é aglomeração. Já pensaram se começar a aparecer crianças com covid e morrerem? Não têm vacina pra elas… Não se esqueçam disso! E os professores? Deveriam ser vacinados antes do retorno!

  4. Essa decisão não pode caber ao prefeito pois o mesmo não tem competência pra decidir sobre saúde pública, quem tem que decidir são os médicos que estudaram pra isso o resto é querer aparecer.

  5. Sr. Prefeito fechar o comércio resolve? E depois como pagar os salários dos seus funcionarios sem receita. Outra coisa o público que frequenta as academias a sua maioria são pessoas saudáveis, deixa essa briga política pra outros prefeitos não entra nessa não.

  6. Sr. Prefeito valorizamos a educação, poderia cuidar dos funcionários das escolas e cursos? Priorizar a vacinação desse público, professores, auxiliares, merendeiras, diretores das escolas etc…Temos os cursos de inglês, no caso esses ambientes deverão ser fiscalizados. Sinta-se convidado. Conto com sua colobaração, obrigada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui