Covid-19: Rio realiza Dia D da vacinação neste sábado

Ao todo, 600 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose. Os postos vão abrir das 8h às 17h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio promove neste sábado (20/11) o Dia D de aplicação da segunda dose (D2) da vacina contra a Covid-19. Além de repescagem para aqueles que perderam o prazo previsto para a D2, haverá ainda uma antecipação geral para os cariocas que se dirigirem aos postos, independente da data agendada no comprovante de vacinação. Conforme divulgado pelo DIÁRIO DO RIO nesta sexta-feira (19/11), cerca de 600 mil pessoas não tomaram a segunda dose contra a Covid.

Para a antecipação da segunda dose, será respeitado o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose indicado por cada fabricante. Para a AstraZeneca, o intervalo mínimo é de 12 semanas; quatro para a CoronaVac e três para a Pfizer.

A eficácia da imunização só pode ser garantida após a D2 e este sábado será a grande oportunidade para a população se adiantar e estar logo com a proteção completa. Quem perdeu o prazo e está atrasado para a D2, até mesmo pelas recentes antecipações divulgadas, também poderá aproveitar para colocar em dia. Hoje temos 76% da população carioca total com o esquema vacinal completo, mas ainda podemos avançar e, cada vez mais, retornar à normalidade das atividades na cidade“, declarou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Além da antecipação geral da segunda dose, os pontos de vacinação também estarão aplicando a dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 3 meses, pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 5 meses ou mais e pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais. A prefeitura também divulgou o calendário da dose de reforço por idades. (Confira abaixo).

Advertisement

Calendário da dose de reforço:

WhatsApp Image 2021 11 20 at 09.47.25 Covid-19: Rio realiza Dia D da vacinação neste sábado

Está garantida ainda a vacinação com primeira dose para quem tem 12 anos ou mais.

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas vacinadas com a Janssen devem receber a dose de reforço do mesmo fabricante, respeitando o intervalo mínimo de 5 meses. A aplicação começará assim que o PNI distribuir as doses para a cidade do Rio, o que ainda não aconteceu.

Neste sábado, os postos de vacinação receberão o público das 8h às 17h. Veja onde se vacinar:

  • Clínicas da família e centros municipais de saúde
  • Palácio Duque de Caxias (Centro)
  • Espaço Cultural da Marinha (Centro)
  • Quadra da Portela (Madureira)
  • Cidade das Artes (Barra da Tijuca)
  • Imperator (Méier)
  • Corpo de Bombeiros (Copacabana e Barra da Tijuca)
  • Vila Militar (Deodoro)
  • Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA (Campo Grande)

Drive-thru:

  • Vila Militar (Deodoro)
  • Base Aérea do Galeão (Ilha do Governador)
  • Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA (Campo Grande)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Covid-19: Rio realiza Dia D da vacinação neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui