A secretaria municipal de Saúde do Rio informou que a vacinação de crianças de 7 anos ou mais contra a Covid-19 será suspensa nesta terça-feira (01/02) por falta de doses. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (31/01). Segundo a pasta, a interrupção permanecerá até que o Ministério da Saúde envie nova remessa de vacinas para a cidade.
A vacina contra a Covid-19 segue disponível para os seguintes grupos:
- -1ª dose para crianças com deficiência e/ou comorbidades entre 5 e 11 anos; pessoas com 12 anos ou mais;
- – 2ª dose de acordo com a data do comprovante de vacinação;
- – Dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses
- – Segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham imunossupressão e receberam três doses no esquema primário.
A tensão entre o governo federal e o município do Rio vem se estendendo praticamente durante todo o período pandêmico. Esta, inclusive, não é a primeira vez que ocorre atraso no envio de doses. Todas as campanhas de vacinação da prefeitura contra a Covid, para diversas faixas etárias, assim como a da gripe, registraram demora na chegada dos lotes.
Recuo da Ômicron
Depois do próprio secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmar, na semana passada, que a contaminação pela Ômicron está chegando ao limite, o índice de positividade dos testes para Covid despencou de 43%, há duas semanas, para 24,5% neste domingo (30/01), na cidade do Rio.
A procura de pessoas com sintomas de gripe também caiu 26% nas unidades públicas de saúde na semana passada, em relação à semana anterior.