Covid-19: RJ deve receber 732 mil doses de vacinas inicialmente; nº é insuficiente para grupos prioritários

Primeira fase da imunização no RJ abrangerá, ao todo, 1.367.663 de pessoas, divididas em 4 grupos prioritários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Ainda sem data para o início da imunização contra Covid-19, devido à indefinição por parte do Poder Executivo Federal, o Governo do Rio de Janeiro está esperando receber, num primeiro momento, cerca de 732 mil doses das vacinas. A informação é do ”Blog do Edimilson Ávila”, do portal ”G1”. Vale ressaltar, no entanto, que esta quantidade é insuficiente para conseguir cobrir todos os grupos prioritários fluminenses.

Isso porque a 1ª fase da imunização no RJ abrangerá, ao todo, 1.367.663 de pessoas, divididas em 4 grupos prioritários:

1 – Idosos acima de 75 anos de idade (811.235 pessoas);
2 – Profissionais da saúde (545.197);
3 – Indígenas (339);
4 – Idosos em instituições de longa permanência (10.892).

De acordo com estimativa do Governo Federal, das cerca de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Índia, o Rio de Janeiro receberá 183 mil; já das 6 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, serão 549 mil para o território fluminense. Ou seja, nem somadas, as duas abrangem a quantidade total de pessoas prioritárias no estado.

Advertisement

Vale lembrar ainda que, segundo o presidente da República, Jair Bolsonaro, haverá atrasado na chegada da vacina vinda da Índia, devido a ”pressões políticas” que acabaram atrasando a ida do avião brasileiro que buscará as doses no local.

O governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, também não sabe dizer quando chegam as doses ao estado: ”O ministro [da Saúde] Eduardo Pazuello falou que até terça-feira ele já tem uma posição oficial de quando chega. Tem esse avião da Índia para chegar aqui, tem lote lá do Butantã também para chegar.”

Já em relação ao município do Rio, a capital fluminense receberá, inicialmente, 323.363 doses de vacinas, sendo 80.511 da Oxford/AstraZeneca e 241.532 da CoronaVac.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Covid-19: RJ deve receber 732 mil doses de vacinas inicialmente; nº é insuficiente para grupos prioritários
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. A vacina tinha que ser pra todos, sem grupo prioritário, o vírus pega em todos e todos podem ter efeitos graves, tenho um primo de 1 ano que testou positivo p covid ficou mal paca.

  2. Se não fosse a teimosia positiva do Governador de São Paulo , estaríamos sem nada. Não é possível ainda mantermos esse governo Federal e suas vaquinhas de presépio.
    Tem que existir algum tipo de punição para esse povo que simplesmente ‘ lava as mãos. Que vem a publico para confirmar que fez o possível, que não assume responsabilidade e que brinca e debocha com a quantidade de mortes e sofrimento do povo.

  3. Tenho 76 snos, nao saio de casa desde março. Ta dificil manter a mnha saude mental . Agora nãoo sei se posso me vacinar, é demais, desesperante, da vontade de desistir!!!

  4. A intenção desse desgoverno federal é atrasar o quanto possível o início da vacinação, pois de forma nenhuma, quer permitir que São Paulo saia na frente, querendo ou não terão que engolir que a corona vac só está no Brasil devido os esforços e capacidade do governo de São Paulo e reconhecer a incapacidade, a ineficiência desse desgoverno federal…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui