Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (28/04), pessoas portadoras de autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral que tenham 18 anos ou mais poderão ser imunizadas contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Saúde instalou um posto de vacinação especial no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, na Zona Norte da capital fluminense.

Em formato drive-thru, o serviço, inicialmente, é direcionado a residentes do município do Rio. Haverá também um posto de acolhimento, com atendimento multiprofissional. O objetivo é imunizar esses pacientes vulneráveis, muitas vezes com dificuldade de usar máscara ou seguir protocolos de etiqueta respiratória. Posteriormente, a ação será levada a outras regiões do estado.

Vale ressaltar que o drive-thru do Maracanã vacinará até 200 pessoas por dia, mediante agendamento prévio, que deve ser feito, a partir desta terça-feira (27/04), pelo formulário disponível no site Vacinação Covid-19. Com data e hora marcadas, o paciente receberá a primeira dose e terá a segunda automaticamente agendada após ser imunizado. A data será informada por mensagem SMS no celular cadastrado.

”A vacinação desse público será iniciada na capital, como projeto-piloto, e poderá estar disponível a todas as regiões do estado. A Secretaria montou um ambiente virtual para agendamento e uma logística para vacinação voltada às necessidades do grupo, respeitando suas especificidades, com conforto e segurança, contando ainda com um posto de acolhimento”, diz o secretário de Saúde do RJ, Carlos Alberto Chaves.

O posto exclusivo de vacinação vai funcionar de segunda a sexta, das 09h às 16h. As pessoas que estiverem agendadas devem comparecer no dia e hora determinados, apresentando documento de identidade.

”A Secretaria de Estado de Saúde comunicou o município do Rio sobre esta iniciativa, agradecendo ao secretário de Saúde da capital, Daniel Soranz, pelo apoio”, complementa Carlos Alberto Chaves.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui