Conheça o coworking da Baixada Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Diante da crise econômica que o país atravessa e que atinge o setor imobiliário, coworkings estão sendo abertos em todos os cantos do país. O custo-benefício em comparação com a locação de escritórios é evidente.

Em rápida busca por sites de aluguel e venda de imóveis, é possível se deparar com o aluguel de uma sala comercial de aproximadamente 120m² na Av. Carmela Dutra, Centro de Nilópolis custando em torno de R$ 4.500,00, sem contar o condomínio, luz, limpeza, IPTU, água e demais serviços. Se a sala comercial precisar de reparos ou reformas, os custos são ainda maiores.

O conceito coworking, chega na Baixada Fluminense com o uso do verbo compartilhar na ponta da língua, apresentando os benefícios de quem deseja mergulhar nesse modelo: comodidade, internet ultra rápida, café quentinho, banheiros limpos, zero preocupação com infraestrutura e mais tempo para preocupar-se com seu negócio e economia.

Tudo isso, deixa evidente as baixas no setor imobiliário e mais gente optando por esse modelo. Conversamos um pouco sobre a chegada de Coworking na Baixada com Juan Medeiros, CEO do espaço Colaboração Space, que fica no coração de Nilópolis.

Advertisement

DR: De onde vem o conceito de Coworking?

Juan: O conceito existe desde 1999, mas, somente em 2005 que de fato foi posto em prática por um americano ao abrir um espaço de trabalho compartilhado em São Francisco, EUA.*

DR: De acordo com o Censo Coworking Brasil 2017, o número de espaços cresceu 114% em relação ao ano anterior. Aqui no Rio e na Baixada. Como está esse novo tipo se serviço?

Juan: Por conta da acessibilidade e mobilidade urbana, além outros benefícios de de bairros próximos ao centro do RJ, vemos um número crescente de novos coworkings nestas regiões, diferentemente na Baixada Fluminense. Ainda há uma cultura muito ultrapassada e uma economia muito tradicional, são raras as pessoas que entendem o conceito ou já utilizaram um espaço de trabalho compartilhado.

DR: Falando em empregos, um Coworking movimenta direta e indiretamente muitas vagas?

Juan: Muitas das vezes as empresas que estão no Coworking, em sua maioria, são startups ou empresas de pequeno porte. Algumas funcionam bem e de forma enxuta com seus sócios fundadores, por outro lado, vemos uma tendência de empresas de médio porte migrando suas operações pra coworkings, daí necessariamente estas, precisam fazer contratações.

DR: Como foi a escolha do local aqui na Baixada? Pretende expandir o serviço para as outras cidades da região?

Juan: Quando estudei o mercado, não existia nada igual, a ideia foi desbravar o mercado e navegar num oceano azul por um tempo. O IDH, área territorial e demandas em Nilópolis ajudaram na escolha. Iremos completar dois anos em Novembro, e já estamos expandindo para: Freguesia, Todos Os Santos e Padre Miguel. E estamos em negociações com Queimados, Centro do RJ e Macaé, a ideia é até final de 2020 estarmos com nosso modelo de franquia preparado pro mercado para pequenos e médios empreendedores.

DR: Quais são as vantagens de optar pelo Coworking?

Juan: Redução de custos, uso de escritório pronto e preparado de forma simples e desburocratizada, ambiente de colaboratividade e constante aprendizado, descentralização de operações para empresas médias e grandes, acesso a investidores, desenvolvimento e capacitação pessoal e profissional.

DR: Como entender que a pessoa que está ao meu lado em um Coworking, é um parceiro e não um rival?

Juan: Em um coworking o que mais acontecerá será trabalhar ao lado de uma empresa concorrente, cabe aos gestores do do coworking dar as explicações e orientações sobre coletivo e ambiente de economia livre. Criar grupos de trabalhos é interessante, isso cria uma musculatura para entrega de grandes projetos que a maioria das pequenas empresas não tem para atender estes projetos. A soma do todo é maior do que a soma de todas as partes!

DR: Para quem quer entrar mais nesse mundo, vocês promovem atividades, eventos, palestras?

Juan: Sempre, esse é o mote do negócio. Clientes capacitados, felizes atendem melhor, fecham mais negócios e se tornam leais ao ambiente que trabalham. O Colaboração.Space nasceu para colaborar com a aceleração de negócios, desenvolvimento e crescimento de negócios de pequenos empreendedores de regiões periféricas. Além de eventos, workshop recentemente fundei a Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis, para dar legitimidade, representatividade e corroborar com o desenvolvimento econômico local.

SERVIÇO:
Av. Carmela Dutra, 1983, 2° andar, Centro – Nilópolis
Facebook
Site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça o coworking da Baixada Fluminense
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui