CPI da Intolerância Religiosa na Alerj convoca presidente da Fundação Cultural Palmares

Sergio Camargo deverá explicar à comissão os motivos da abertura de uma licitação para troca da identidade visual da fundação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação EBC

A CPI da Intolerância Religiosa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irá convocar o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, para depor. O objetivo do depoimento é que Camargo explique à comissão os motivos da abertura de uma licitação para troca da identidade visual da fundação, que teria sido ocorrido para que fosse modificada a antiga marca da instituição, que remeteria ao símbolo de um orixá.

A intolerância religiosa estaria sendo praticada, pois o símbolo da instituição, que remete à Xangô, faz parte da cultura do povo negro.

Por este motivo, nesta terça-feira (24/08), o relator da CPI da Intolerância Religiosa, deputado Átila Nunes (MDB) ingressou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo a abertura de inquérito e o cancelamento da licitação para mudança da marca. Para o deputado a Fundação Cultural Palmares a antiga marca da instituição é uma marca da cultura afro-brasileira, que deve ser respeitada.

“Acrescenta-se ainda que a Fundação é um patrimônio nacional, conquista da qual todos os brasileiros que respeitam e celebram a cultura afro-brasileira têm orgulho. Desse modo, não se pode pactuar com a extinção da grande conquista que a instituição representa para a comunidade negra brasileira, que é a promoção da preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”, disse o relator da CPI.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CPI da Intolerância Religiosa na Alerj convoca presidente da Fundação Cultural Palmares
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CPI da Intolerância Religiosa na Alerj convoca presidente da Fundação Cultural Palmares
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui