CPI das Enchentes identifica falta de planejamento da prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Seção da CPI, com presidente do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara. Foto: Clarice Green

A CPI das Enchentes realizou duas sessões na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 15/08. A comissão, presidida por Tarcísio Motta (PSOL), apura a responsabilidade do poder público na prevenção, redução dos efeitos e atendimento aos atingidos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos em fevereiro.

Foram ouvidos representantes da Zona Oeste Mais Saneamento, empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário da região e do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara. Identificar as causas e efeitos adversos da poluição, dos desmatamentos, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos hídricos nas áreas silvestres, rurais e urbanas é um dos objetivos do Comitê.

O contrato da Zona Oeste Mais Saneamento com a prefeitura prevê que a Área de Planejamento 5 (AP5) terá 95% de suas áreas urbanizadas com saneamento, mas só em 2042. “Embora a empresa apresente uma série de investimentos, nos preocupa a lentidão para a universalização do sistema de saneamento da cidade. Essa é uma responsabilidade da prefeitura, e não da empresa”, disse Tarcísio Motta, presidente da CPI ao final da sessão realizada na manhã desta quinta-feira (15/08).

Durante a audiência, os parlamentares ouviram o depoimento do presidente da Zona Oeste Mais, Sinval Araujo de Andrade Filho, que apresentou dados sobre investimento e ações da companhia. Segundo Andrade, são feitas mais de 2 mil desobstruções na rede de esgoto por mês na região. A empresa é responsável pela coleta e pelo tratamento de esgoto da AP5, região que representa 27% da população carioca, 48% da área do município, englobando Deodoro, Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz, entre outros bairros. Assim como a Cedae, a Zona Oeste Mais não está envolvida na atualização do plano municipal de saneamento, o que uma grande falha, segundo a CPI.

Advertisement
WhatsApp Image 2019 08 15 at 19.29.12 CPI das Enchentes identifica falta de planejamento da prefeitura
Foto: Clarice Green

À tarde, a CPI ouviu o depoimento do presidente do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, Marcos Sant’Anna Lacerda. Identificar as causas e efeitos adversos da poluição, dos desmatamentos, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos hídricos nas áreas silvestres, rurais e urbanas é um dos objetivos do Comitê. Lacerda apontou alguns desafios que devem ser enfrentados para solucionar problemas da bacia hídrica, como o vazamento de óleo, o lançamento de chorume e o ainda insuficiente esgotamento sanitário na Área de Planejamento 4, que abrange Barra da Tijuca, Cidade de Deus e Jacarepaguá. Segundo ele, não há uma linha sobre recurso hídrico no plano estratégico do município do Rio de Janeiro.

O presidente da CPI, Tarcísio Motta, concordou: “A prefeitura deixa muito a desejar no planejamento, e isso acaba criando o caos na urbanização da cidade e piorando as inundações da cidade”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CPI das Enchentes identifica falta de planejamento da prefeitura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui