CPI das Enchentes será prorrogada até outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A CPI das Enchentes, que acabaria em agosto, será prorrogada por mais 60 dias. Com a ampliação do prazo, os parlamentares irão interrogar secretários municipais responsáveis por ações diretamente ligadas à prevenção de enchentes, inundações e desastres decorrentes dos temporais. A proposta, apresentada pelo presidente da CPI, Tarcísio Motta (PSOL), foi aprovada em votação durante a sessão desta quinta-feira (13/06), com votos favoráveis dos vereadores Renato Cinco (PSOL) e Rosa Fernandes (MDB).

A próxima sessão da CPI das Enchentes será no dia 27 de junho.

Na mesma reunião, participou o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Cardeman, acompanhado pelo chefe de operações, Marcelo Varão, e o coordenador de Infraestrutura e Logística, Raimundo Leonardo. Para Motta, ficou claro que se trata de um órgão que precisa ser fortalecido institucionalmente: “É preciso dar condições para que o COR consiga coordenar os diversos órgãos quando a cidade estiver em situações de emergência”.

Com relação ao orçamento, Cardeman prometeu enviar esclarecimentos por escrito sobre as dúvidas dos parlamentares. O valor empenhado para a unidade, que já foi de mais de R$20 milhões, caiu cerca de 65% em 2018, chegando a R$7 milhões. “É fundamental entender por que houve o corte orçamentário. O cidadão tem o direito de saber quanto a prefeitura está investindo para prevenir inundações e para atender os que foram atingidos pelos desastres. Isso é ainda um mistério que estamos trabalhando para desvendar”, disse Tarcísio Motta.

Advertisement

Atualização de protocolos de estágios operacionais da cidade – atenção, alerta e crise –, realização de concursos públicos e criação de um conselho consultivo para o planejamento foram outras necessidades apontadas durante os depoimentos. O COR tem 500 profissionais e, segundo Cardeman, este número é suficiente, mas, na medida em que o tempo passa, é importante aumentar essa estrutura: “Estamos num momento em que as mudanças climáticas estão afetando todas as cidades do mundo”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CPI das Enchentes será prorrogada até outubro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui