CPI dos royalties vai propor alterações na regulamentação de campos produtores

O campo fica na Bacia de Campos e a mudança na contabilização ocorreu entre os anos de 2005 e 2015

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Eliana Fernandes

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Royalties e Participações Especiais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que investiga a queda deste tipo de receita na arrecadação estadual, oficiou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para obter esclarecimentos sobre a não contabilização de parte da produção de gás no Campo de Marlim Sul, fato já confirmado pela agência reguladora. O campo fica na Bacia de Campos e a mudança na contabilização ocorreu entre os anos de 2005 e 2015. 

A comissão também anunciou, na audiência pública remota que foi realizada nesta segunda-feira (09/08), que irá propor alterações na Resolução 17/2015, da ANP, que contém o Regulamento Técnico do Plano de Desenvolvimento de campos produtores.

De acordo com Presidente da CPI, o deputado Luiz Paulo (Cidadania) a não contabilização de parte da produção de gás não se trata de uma mera falha.

“A não contabilização foi desconsiderada pela ANP. Uma falha de 10 anos não é uma falha, é uma omissão. É uma sustentação de volumes não declarados. Não posso avaliar o valor que não foi pago em receitas compensatórias, mas já oficiamos a ANP para que avalie o montante que deixou de ser pago”, afirmou o deputado.

Advertisement

A respeito da Resolução 17/15 da ANP, que será alvo de consulta pública para que seja feita sua revisão, Luiz Paulo destacou que os planos de desenvolvimento de campos produtores de petróleo e de gás devem ser feitos tendo o interesse público como um norte.

“A CPI irá estudar a resolução e propor alterações. Precisamos de parâmetros mais amplos quando decidimos de que forma explorar um campo. É preciso atender os interesses da sociedade, e não somente o volume de carbonetos extraídos, que em parte é apenas interesse das concessionárias”, Enfatizou Luiz Paulo.

Outro tema bastante debatido durante a reunião foi o plano de desenvolvimento do Campo de Mero, na Bacia de Santos, que prevê reinjeção de 100% do gás produzido no ano de 2030. O presidente da CPI criticou a reinjeção total, o que acarretaria o não pagamento de receitas compensatórias ao poder público.

“Um plano de desenvolvimento com reinjeção total é muito danoso ao estado do Rio de Janeiro. Óleo é ouro e gás é prata. Não me parece bom trocar ouro por prata. Por conta do novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o estado do Rio de Janeiro terá que pagar R$ 9 bilhões em serviços da dívida nos próximos 9 anos. E a reinjeção será triplicada nesse período. É muito dinheiro e muito gás perdido”, comentou.

Marianna Cavadinha, Superintendente de Desenvolvimento e Produção em Exercício da ANP, declarou que  “A agência monitora e cobra das concessionárias que existam projetos complementares para o gás natural, e que a primeira opção pode ser a reinjeção”.

Quando questionada sobre como o Governo estadual pode influir para que não haja um percentual tão alto de reinjeção, a superintendente informou que o Executivo possui acesso aos dados informativos dos campos e que os planos de desenvolvimento são constantemente revisados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CPI dos royalties vai propor alterações na regulamentação de campos produtores
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui