Creche será custeada por ISS, diz Renata Souza

Renata Souza anuncia fundo para zerar fila de crianças nas creches do Rio, o Funcreche, que será custeado pelo ISS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em quatro anos zerar a fila de 36 mil crianças à espera de vagas nas creches municipais da cidade do Rio de Janeiro foi o compromisso anunciado hoje por Renata Souza (PSOL) durante visita à Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa e caminhada no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio. Para isso, apresentou a proposta de criação do Fundo Municipal para Creches (Funcreche), que garantirá o aumento progressivo dos investimentos e manutenção das creches. A previsão é destinar R$780 milhões para o setor no período.

Renata Souza disse que é uma obrigação da Prefeitura dar condições para que as mães e pais tenham onde deixar seus filhos pequenos enquanto trabalham. Reafirmou ainda a necessidade de investir na capacitação dos profissionais. “Vamos abrir novas vagas e assegurar a manutenção dos espaços, além de garantir a valorização dos profissionais para que possamos oferecer um serviço público de qualidade”, disse.

A candidata reforçou que o Funcreche será criado sem gerar aumento de impostos. Ela afirmou que o fundo será composto por recursos vinculados à arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços). “Vamos começar com 1.25% da arrecadação logo no nosso primeiro ano de governo, em 2021. Depois haverá aumento progressivo até chegar a 5% em 2024.”

Renata disse que os bairros de Anil, Bangu, Campo Grande, Curicica, Irajá e Rio das Pedras serão os primeiros a serem incluídos no Funcreche. Na caminhada desta manhã Renata Souza estava acompanhada apenas por candidatas mulheres a vereadora. Foram Luciana Boiteux, Mônica Benício e Mônica Francisco.

Advertisement

Agenda – sexta-feira, dia 23/10
10h30min – Entrevista com Cidinha Campos na Rádio Tupi
13h – Filmagens programas de campanha
21h20min – Rêsenha no YouTube (@renatasouzario), com Doralyce e Bia Ferreira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Creche será custeada por ISS, diz Renata Souza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui