Foto: Divulgação

Em quatro anos zerar a fila de 36 mil crianças à espera de vagas nas creches municipais da cidade do Rio de Janeiro foi o compromisso anunciado hoje por Renata Souza (PSOL) durante visita à Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa e caminhada no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio. Para isso, apresentou a proposta de criação do Fundo Municipal para Creches (Funcreche), que garantirá o aumento progressivo dos investimentos e manutenção das creches. A previsão é destinar R$780 milhões para o setor no período.

Renata Souza disse que é uma obrigação da Prefeitura dar condições para que as mães e pais tenham onde deixar seus filhos pequenos enquanto trabalham. Reafirmou ainda a necessidade de investir na capacitação dos profissionais. “Vamos abrir novas vagas e assegurar a manutenção dos espaços, além de garantir a valorização dos profissionais para que possamos oferecer um serviço público de qualidade”, disse.

A candidata reforçou que o Funcreche será criado sem gerar aumento de impostos. Ela afirmou que o fundo será composto por recursos vinculados à arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços). “Vamos começar com 1.25% da arrecadação logo no nosso primeiro ano de governo, em 2021. Depois haverá aumento progressivo até chegar a 5% em 2024.”

Renata disse que os bairros de Anil, Bangu, Campo Grande, Curicica, Irajá e Rio das Pedras serão os primeiros a serem incluídos no Funcreche. Na caminhada desta manhã Renata Souza estava acompanhada apenas por candidatas mulheres a vereadora. Foram Luciana Boiteux, Mônica Benício e Mônica Francisco.

Agenda – sexta-feira, dia 23/10
10h30min – Entrevista com Cidinha Campos na Rádio Tupi
13h – Filmagens programas de campanha
21h20min – Rêsenha no YouTube (@renatasouzario), com Doralyce e Bia Ferreira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui