Creches da rede municipal estão com matrículas abertas

Matrículas vão até domingo. Nesse mesmo período também estará disponível a opção de transferência para crianças que já são atendidas nas creches

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Creche da Prefeitura do Rio
Foto: Helio Melo

Nesta terça-feira (05/01), a Secretaria Municipal de Educação do Rio abriu as matrículas para os candidatos às vagas nas creches da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. As inscrição são feitas apenas pela internet através do site. Os alunos que já estudam nas unidades escolares do município, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente e não precisam acessar o site.

As matrículas para as creches vão até domingo (10/01). Nesse mesmo período, será possível também fazer transferência para outra unidade da Rede Municipal de crianças já atendidas nas Creches/EDIs da Prefeitura do Rio.

Como realizar a inscrição:

Para fazer a inscrição, os pais e responsáveis precisam acessar o site, clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da Rede Municipal ou nunca estudou em uma unidade da Prefeitura do Rio, por exemplo. O responsável poderá selecionar, no mínimo, uma e, no máximo, cinco opções de unidades escolares de sua preferência.

Advertisement

Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, o responsável deverá comparecer quando for convocado pela direção da creche para entrega dos documentos e confirmação de documentos pertinentes à prioridade que diz ter. Caso não apresente, a inscrição será invalidada, e o mesmo deverá fazer nova inscrição.

Nesse período, o responsável que deseja realizar a transferência de matrícula entre creches deve acessar o site e indicar o bairro no qual deseja a vaga e o grupamento pertencente (Berçário ou Maternal). O site o conduzirá para onde há vaga disponível. Assim, a criança ocupa a vaga escolhida e é liberada a vaga que era ocupada anteriormente.

Para as inscrições de transferência não é necessária a comprovação de critérios classificatórios. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso imprimir, anotar ou fotografar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual Creche/EDI a vaga foi reservada.

A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no site, na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à Creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Critérios classificatórios para ingresso nas creches municipais:

Diversos critérios classificatórios influenciam na prioridade da vaga para os futuros alunos das creches da Prefeitura, como:

  • Crianças cuja família seja beneficiária do Bolsa Família;
  • Crianças com deficiência;
  • Crianças e/ou familiares de seu convívio diário vítimas de violência doméstica;
  • Crianças e/ou alguém com déficit nutricional ou crianças ou pessoas do núcleo familiar acometidos por doenças crônicas graves;
  • Crianças com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou ex-presidiário nos últimos 5 anos;
  • Criança tem pais ou responsáveis deficientes, entre outros, conforme legislação municipal.

Calendário de matrícula para o ano letivo de 2021:

18 a 21/12/2020 – Educação Especial – alunos a partir de 4 anos com deficiência.
05 a 10/01/2021 – Creche – crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses.
08 a 13/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (transferência interna) – alunos de 4 anos em diante.
19 a 24/01/2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (alunos novos) – alunos de 4 anos em diante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Creches da rede municipal estão com matrículas abertas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui