Crianças carentes terão cuidados especiais na Espaço Cazuza inaugurado pela Prefeitura do Rio

No Espaço Cazuza, que atenderá crianças de 0 a 8 anos, também funcionará o Centro de Formação para a Primeira Infância

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Espaço Cazuza / Divulgação Prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, inauguraram o Espaço Cazuza, na manhã desta quarta-feira (24/02), em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. No Espaço, que atenderá crianças de zero a 8 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, funcionará o Centro de Formação para a Primeira Infância e as unidades de acolhimento Ana Carolina e Bia Bedran, que foram transferidas de outros bairros para a nova sede.

A gente tem, infelizmente, boa parte dos equipamentos de assistência social que olham para a população mais vulnerável da cidade em uma situação muito crítica. Este é um espaço novo com foco em bebês em situação de vulnerabilidade social. É um espaço de muita qualidade que durante muitos anos foi tocado pela Lucinha Araújo”, declarou Eduardo Paes, Prefeito do Rio

Metodolgia Pikler Crianças carentes terão cuidados especiais na Espaço Cazuza inaugurado pela Prefeitura do Rio

Metedolgia Pikler

A metodologia desenvolvida pelo Centro é inédita na Prefeitura e voltada aos assistentes sociais envolvidos nos cuidados com essa faixa etária. De caráter multidisciplinar, o trabalho é inspirado na abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra austríaca Emmi Pikler, no pós-guerra, e consiste na promoção do desenvolvimento infantil através da valorização da relação entre o cuidador e o bebê.

Advertisement

A secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro destacou a importância para o desenvolvimento das crianças a implementação dessa nova metodologia na cidade do Rio de Janeiro, que é pioneira no Brasil. “Além desses dois abrigos [Ana Carolina e Bia Bedran], nós estamos inaugurando o centro de pesquisa Pikler, que é uma filosofia de vida para a criança. A cidade do Rio inaugura esse trabalho no Brasil, feito na Europa inteira e que aqui alguns poucos espaços fazem. É simplesmente entender que a criança tem que ser tratada para ser feliz e amada. É tratar o acolhimento com amor, é isso que a gente inaugura hoje”, destacou Laura Carneiro.

A abordagem Pikler promove ainda o desenvolvimento da motricidade livre, através da utilização de brinquedos e objetos que estimulam a atenção das crianças, fazendo com que os pequenos atinjam posições e movimentos de forma espontânea. A introdução da metodologia inédita na rede municipal de Assistência Social do Rio, foi elogiada por Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, juiz da 4ª Vara Regional da Infância, Juventude e Idoso, presente na inauguração.

Laura Carneiro e Eduardo Paes Espaco Cazuza Crianças carentes terão cuidados especiais na Espaço Cazuza inaugurado pela Prefeitura do Rio
Eduardo Paes e Laura Carneiro durante a inauguração do Espaço Cazuza / Foto: Divulgação

Laura Carneiro falou ainda sobre a fragilidade socioeconômica na qual estão mergulhadas muitas das crianças pequeninas da cidade, enfatizando que para ter uma cidade melhor é preciso ter uma infância bem cuidada. “Pelo Observa, que é o sistema nacional da primeira infância, 28% das crianças da cidade do Rio, de 0 a 5 anos, vivem uma situação domiciliar de pobreza, e 70% das crianças que recebem o Bolsa Família são de 0 a 5 anos. Por isso, a insistência para que a gente possa construir uma cidade melhor, com futuro para estas as crianças. O Espaço Cazuza vai estar sempre abençoado por aquele que foi um dos grandes artistas do nosso país”.

Espaco Cauzuza Profissional Crianças carentes terão cuidados especiais na Espaço Cazuza inaugurado pela Prefeitura do Rio

As unidades de acolhimento Ana Carolina e Bia Bedran oferecem ao todo 33 vagas. A unidade Ana Carolina conta com 20 vagas para a chamada primeiríssima infância (de zero a 3 anos), e a Bia Bedran oferece 13 vagas, para crianças de 4 a 8 anos, inclusive grupos de irmãos.

O novo equipamento da Prefeitura funcionará na sede da antiga sede da Sociedade Viva Cazuza, doado ao poder público municipal pela mãe de Cazuza, Lucinha Araújo. O prédio passa por uma reedição da sua identidade visual, assinada pelo artista Tomaz Viana, o Toz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crianças carentes terão cuidados especiais na Espaço Cazuza inaugurado pela Prefeitura do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui