Crianças sofrem preconceito religioso durante comemoração do Dia de São Cosme e Damião

Segundo o relator da CPI, deputado Átila Nunes (MDB), em alguns bairros, ocupantes de um carro abordaram crianças nas ruas tentando convencê-las a trocarem os saquinhos de doces com imagem dos Santos Cosme e Damião por saquinhos sem qualquer imagem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Projeto Colabora

Um dia após as comemorações de São Cosme e Damião, a CPI da Assembleia Legislativa do Rio recebeu denúncias da existência de uma campanha desencadeada por fanáticos religiosos contra a festa. Segundo o relator da CPI, deputado Átila Nunes (MDB), em alguns bairros do Rio de Janeiro, ocupantes de um carro abordaram crianças nas ruas tentando convencê-las a trocarem os saquinhos de doces com imagem dos Santos Cosme e Damião por saquinhos sem qualquer imagem.

“Um absurdo sem tamanho o que aconteceu. Isso precisa ser investigado. Essas pessoas alegam que ‘a idolatria é condenada por Deus e todos aqueles que as realizam atraem maldição para si e para os seus descendentes, já que influências malignas que ronda o fim do mês de setembro. Os grupos organizados de fanáticos percorrem as ruas dos subúrbios do Rio e se autodenominam ‘Combatentes da Idolatria’. Locomovem-se em automóveis abordando as crianças, dizendo-lhes que os doces que carregam continuarão ‘endemoniados’, caso os invólucros não sejam trocados. As testemunhas contaram que quase todos os carros têm afixados um símbolo com a palavra fé, envolta num escudo atravessado por uma espada”.

O deputado Átila Nunes salientou, ainda, que os grupos não usam de violência na abordagem, o que dificulta o registro na Polícia, mas o assédio despertou temor nas crianças, que acabaram cedendo e trocando os saquinhos de doces com imagens dos santos pelos outros.

“Esses preconceituosos ignoram o Evangelho de Mateus: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”.

Advertisement

Na CPI, estamos atentos e apurando todos esses casos de intolerância religiosa no Estado. Precisamos de mais políticas públicas específicas para combater esse tipo de preconceito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crianças sofrem preconceito religioso durante comemoração do Dia de São Cosme e Damião
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. RJ, nunca foi preconceituoso, alias o Brasil não é… A liberdade religiosa já é direito constitucional não há necessidade de mais leis. Se é verdade o fato, trata-se de caso isolado e lamentável, pior é aliciar criança para o crime ou prostituição ou ainda para ideologias como de gênero, como tentam fazer nas escolas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui