Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

Aumento de pedestres circulando pelas ruas tem impactado diretamente no crescimento de diversos tipos de crimes praticados na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua de bares do Leblon durante a pandemia - Foto: Jornal O Globo

Números do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados pelo jornal Extra mostram que o afrouxamento das medidas restritivas contra o Coronavírus, que acabam gerando o aumento no fluxo de pessoas circulando nas ruas do Rio, indicam uma tendência de alta no registro de crimes de diversas modalidades praticados na capital.

Segundo dados estatísticos do ISP, comparando os meses de maio (quando poucas pessoas andavam nas ruas por conta do confinamento) e julho (com o afrouxamento das regras), houve aumento de roubos em ônibus, de veículos, a pedestre, de celular e ao comércio. Em alguns casos, os crimes de oportunidade, como são chamados por especialistas, dispararam, chegando até 101% numa comparação entre os dois meses. Como foi o casos, por exemplo, dos roubos em ônibus.

xextra on roubos 01.jpg.pagespeed.ic .wKuLV9gm5O Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

Em maio, com o isolamento atingindo os maiores índices e pouca gente nas ruas, foram 420 registros deste crime. Já em julho, após a volta do comércio e a reabertura dos shoppings — levando, consequentemente, a uma maior circulação de pessoas — o número saltou para 846 casos registrados.

xextra on roubos 02.jpg.pagespeed.ic .UdHDeUF4iP Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

No mês de agosto, o roubo em coletivo caiu para 671 casos (queda de 21% em relação a julho). Apesar de o índice continuar acima do registrado em maio, se manteve abaixo do verificado em janeiro e fevereiro. Os demais roubos apresentaram o mesmo perfil: os números após a flexibilização se mantiveram abaixo das ocorrências no início do ano.

Advertisement
xextra on roubos 03 28129.jpg.pagespeed.ic .MElLRdi6dd Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

Outro delito que aumentou com a flexibilização foi o roubo de veículos. Em maio, foram roubados 1.586 veículos no estado. Em julho, o número saltou para 1.819 registros deste tipo. Um aumento de 14,6%. Já em agosto, foram registrados 1.793 roubos deste tipo.

xextra on roubos 04.jpg.pagespeed.ic .ueX AglMuu Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

Crimes que tiveram aumento na comparação maio e julho foram roubo de celular, roubo a pedestre e roubo ao comércio. Este último, no quinto mês de 2020 , apresentou um total de 169 registros. Em julho, foram 228 casos, um aumento de 34,9%. O número de ataques aos pedestres também subiu. Foram 2.451 vítimas em maio, contra 3.852 em julho ( 57% a mais na comparação entre os dois meses). Já em agosto, foram 3.486 casos (queda de 9,5%).

xextra on roubos 05.jpg.pagespeed.ic .u9yToS7THr Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas

Os roubos a veículo e a estabelecimento comercial tiveram um comportamento um pouco diferente dos demais. Após a queda em maio, os dois índices não tiveram uma subida abrupta nos meses seguintes, mantendo-se perto do patamar mais baixo.



Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crimes aumentam até 100% no Rio com a volta das pessoas às ruas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não houve aumento, mas, sim, retorno aos patamares atuais.
    Vamos ser honestos!
    E não prostituir as estatísticas para servir de propósito para discursos dos movimentos de lei e ordem, que justamente são estes que elegeram Witzel, Bolsonaro, mas que, na verdade, são tão ou mais criminosos do que o autor de crimes grosseiros – enquanto eles (que tanto vociferam) comentem crimes de peculatos (rachadinhas) e fraudes de toda sorte em conluio com “pessoas de bem”, como assessores e empresários.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui