Crise hídrica se agrava em Maricá

Nível de captação do Rio Ubatiba, em Maricá, está em 30%. A queda é de 15 p.p. em menos de 15 dias. Situação é preocupante em todo Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura de Maricá

A crise hídrica se agravou em Maricá, em função da estiagem e da consequente baixa do nível do rio Ubatiba, onde a Cedae capta água para tratamento e distribuição em Maricá, a Companhia informou que o sistema está operando com 30% da capacidade de produção e fornecimento de água tratada para parte do município. Por conta disso, o abastecimento está reduzido para os bairros do Centro, Barra de Maricá, Itapeba, Boqueirão, Jacaroá, Flamengo, Nova Metrópole, Caxito, Ubatiba, Mombuca, Araçatiba, Divinéa, Caju, Nova Metrópole e Colinas.

A capacidade do sistema caiu 15 pontos percentuais em menos de 15 dias, em 9 de setembro o sistema operava com 45% da capacidade. No dia 10/9 o jornalista Felipe Lucena do DIÁRIO DO RIO já chamava a atenção para o fato que todo o estado do Rio de Janeiro pode ter fala d´água, já que os níveis se encontram abaixo da média histórica.

A Lucena, Adacto Ottoni, professor associado do departamento de engenharia sanitária e do meio ambiente da UERJ, explica o principal motivo: “O problema é a degradação das bacias hidrográficas. Quem garante água doce é a floresta, que retém água que cai das chuvas. Com essas florestas sofrendo desmatamento, menos água é retida e os reservatórios ficam com menos capacidade para a geração de energia. Isso, somado à falta de chuvas, traz o problema da falta d’água”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crise hídrica se agrava em Maricá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui