Na próxima quarta-feira (07/08), o monumento Cristo Redentor será iluminado em lilás, das 19h30 às 21h30, com o objetivo de conscientização do combate à violência contra as mulheres e de celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha. O “Agosto Lilás” é uma iniciativa para promover a reflexão, a sensibilização e a ação coletiva em prol do combate à violência doméstica contra a mulher.
“A mulher é um grande dom de Deus na história da Criação. Ela traz harmonia ao mundo, com um jeito único que nos ensina a amar com ternura. Devemos valorizá-las. Por isso, mais uma vez estamos juntos pela proteção dos direitos de todas as mulheres”, destaca
Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
Criada em 2006, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) homenageia a cearense Maria da Penha, que ficou paraplégica após duas tentativas de feminicídio por parte do marido em 1983. A lei estabeleceu mecanismos para combater a violência doméstica e familiar, abrangendo não apenas a violência física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Vale ressaltar que, neste ano de 2024, a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, programa preventivo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, completa cinco anos. Desde sua criação, o programa já atendeu 77.375 mulheres e registrou mais de 264 mil atendimentos. A patrulha realiza visitas regulares e recebe solicitações de acompanhamento contínuo. Em 2024, o número de atendimentos aumentou em 23,43% em comparação ao ano anterior.