Cristo Redentor ganhará iluminação vermelha em homenagem ao Dia do Doador de Sangue

A ação faz parte da campanha "Somos todos do mesmo sangue", promovida por hemocentros de todo país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cristo iluminado de vermelho em 2015 (Foto: Vitor Madeira/Viva Rio/Divulgação)Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/cidade/cristo-redentor-fica-vermelho-no-dia-mundial-do-doador-de-sangue/

Principal cartão postal do Rio, o Cristo Redentor ficará iluminado de vermelho hoje (23/11), das 19h às 20h, até quarta-feira (25), em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação faz parte da campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue“, promovida por hemocentros de todo o país. A cor vermelha vai aparecer progressivamente no monumento, como uma bolsa de sangue sendo preenchida.ebc Cristo Redentor ganhará iluminação vermelha em homenagem ao Dia do Doador de Sangueebc Cristo Redentor ganhará iluminação vermelha em homenagem ao Dia do Doador de Sangue

A iniciativa lembra a importância do doador, principalmente durante a pandemia, período em foi registrada queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do país. “O objetivo é reconhecer a importância daqueles que já são doadores, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não doaram, a fim de manter o abastecimento dos bancos de sangue. Doar sangue é doar vida”, disse o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.

Durante a campanha, cada hemocentro vai desenvolver ações locais para incentivar a participação de doadores.

No Rio de Janeiro, além da iluminação do Cristo Redentor, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, fez parceria com o aplicativo de transporte Uber para oferecer o  desconto de R$ 20 em corridas de ida e volta para casa aos doadores.

Advertisement

A roda gigante Rio Star também será iluminada, e os primeiros doadores receberão ingressos para visitar a atração turística.

Embaixador

O embaixador da campanha no estado do Rio é o jogador do Flamengo Diego Ribas. “Me senti muito honrado em ser convidado a fazer parte dessa campanha incrível. Doar sangue é algo que precisa ser reforçado todos os dias e estamos aqui para lembrar disso durante essa data tão importante”, afirmou o atleta.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,8% da população doa sangue de forma regular, mas o percentual fica um pouco abaixo do ideal de 2% definido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Em países da Europa, a doação regular chega a 5%.

Para o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, a união dos hemocentros para incentivar a doação de sangue tem um significado muito importante. “Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade”, afirmou.

Todas as regras para doação podem ser conferidas nas redes sociais do Hemorio. Os interessados podem ligar para o telefone 0800-282-0708. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas, por exemplo, em tratamentos contra o câncer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cristo Redentor ganhará iluminação vermelha em homenagem ao Dia do Doador de Sangue
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui