O celebrado na próxima quinta-feira (13), o Dia Mundial do Rim contará com uma campanha com o apoio do Santuário Cristo Redentor, que a partir das 20h, será iluminado nas cores azul e vermelho, seguindo uma tradição iniciada em 2012.
A campanha também contará com ações na Rocinha e na Praia de Copacabana, no sábado (15) e no domingo (16), quando a Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoverão ações em prol da saúde renal.
No sábado, partir das 9h, médicos e enfermeiros nefrologistas realizam a Oficina do Sucesso, na qual serão realizadas ações educativas e exames de creatinina para o diagnóstico da doença renal.
No domingo, na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, profissionais da área alertam a população sobre a Doença Renal Crônica (DRC). Na ocasião, serão realizados exames de creatinina. A atividade contará com a participação de recreadores e atrações para famílias.
A DRC afeta mais de 20 milhões de brasileiros; aproximadamente, 10% da população, que desconhece ter a doença, que evolui sem sintomas nas fases iniciais.
No Brasil, a SBN e as suas regionais coordenam as ações do Dia Mundial do Rim. Em 2025, o tema da campanha é “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. O exame é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais. O exame urina também é essencial para a identificação da doença, antes do aparecimento de sintomas.
Aproximadamente, 50 mil brasileiros morrem anualmente por falta de tratamento renal adequado, fato que leva a SBN a intensificar esforços junto aos gestores públicos para buscar melhorias na oferta de serviços nefrológicos à população adulta e pediátrica com Doença Renal Crônica no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, o Dia Mundial do Rim é celebrado sempre na segunda quinta-feira de março e conta com recorde de ações: mais de mil eventos cadastrados.
Idealizada pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), a campanha global esclarece a população sobre a saúde renal.