Cristo Redentor recebe iluminação especial no Dia Mundial do Rim, em 13 de março

Doença Renal Crônica afeta mais de 20 milhões de brasileiros, dos quais 50 mil morrem por falta de tratamento adequado. Exames de creatinina e de urina podem salvar vidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Cristo Redentor / Marcos de Paula - Prefeitura do Rio

O celebrado na próxima quinta-feira (13), o Dia Mundial do Rim contará com uma campanha com o apoio do Santuário Cristo Redentor, que a partir das 20h, será iluminado nas cores azul e vermelho, seguindo uma tradição iniciada em 2012.

A campanha também contará com ações na Rocinha e na Praia de Copacabana, no sábado (15) e no domingo (16), quando a Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoverão ações em prol da saúde renal.

No sábado, partir das 9h, médicos e enfermeiros nefrologistas realizam a Oficina do Sucesso, na qual serão realizadas ações educativas e exames de creatinina para o diagnóstico da doença renal.

No domingo, na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, profissionais da área alertam a população sobre a Doença Renal Crônica (DRC). Na ocasião, serão realizados exames de creatinina. A atividade contará com a participação de recreadores e atrações para famílias.

A DRC afeta mais de 20 milhões de brasileiros; aproximadamente, 10% da população, que desconhece ter a doença, que evolui sem sintomas nas fases iniciais.

No Brasil, a SBN e as suas regionais coordenam as ações do Dia Mundial do Rim. Em 2025, o tema da campanha é “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. O exame é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais. O exame urina também é essencial para a identificação da doença, antes do aparecimento de sintomas.

Aproximadamente, 50 mil brasileiros morrem anualmente por falta de tratamento renal adequado, fato que leva a SBN a intensificar esforços junto aos gestores públicos para buscar melhorias na oferta de serviços nefrológicos à população adulta e pediátrica com Doença Renal Crônica no Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, o Dia Mundial do Rim é celebrado sempre na segunda quinta-feira de março e conta com recorde de ações: mais de mil eventos cadastrados.

Idealizada pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), a campanha global esclarece a população sobre a saúde renal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Cristo Redentor recebe iluminação especial no Dia Mundial do Rim, em 13 de marçoddr newsletter Cristo Redentor recebe iluminação especial no Dia Mundial do Rim, em 13 de março

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui