Crítica: “Doutor Castor” (Brasil, 2021)

Em cartaz no Globoplay, minissérie documental de Marco Antônio Araújo desnuda um dos personagens mais folclóricos da história do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ao longo da minissérie documental “Doutor Castor” (2021), em exibição no Globoplay, um dos entrevistados, o jornalista Juca Kfouri, diz que não é possível pensar no Rio de Janeiro sem pensar em Castor de Andrade. Para ele, seria mais ou menos o mesmo que tentar imaginar a cidade sem o maestro Tom Jobim, o colunista social Zózimo Barroso do Amaral ou o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Algumas pessoas podem até ficar envergonhadas ou constrangidas em elaborar e enunciar tal sentença, uma vez que o personagem em questão, diferentemente dos demais, foi um criminoso condenado. Entretanto, será que existe um motivo plausível para esses sentimentos? Creio que não, pois a fauna de qualquer metrópole é composta por personagens diversos e nem todos são antecedidos por uma reputação ilibada. Dito isto, a pergunta deveria ser: Quem foi Castor de Andrade?  

Nascido em 12 de fevereiro de 1926, filho de Seu Zizinho e de Dona Carmem, Castor Gonçalves de Andrade e Silva teve uma educação de qualidade. Estudou no Colégio Pedro II e, mais tarde, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu o curso universitário, montou um escritório de advocacia, mas suas paixões reais eram o jogo do bicho, o futebol e o carnaval. Ou não, segundo algumas das pessoas que conversaram com o diretor Marco Antônio Araújo. Talvez, como muitos narcisistas por aí, sua verdadeira paixão tenha sido ele mesmo. Acreditando-se nessa hipótese, tudo o que Castor fez em vida, incluindo sua atuação como patrono do Bangu Atlético Clube e da Mocidade Independente de Padre Miguel, teve um único propósito: satisfazer essa paixão narcisista.           

Seguindo a cartilha dos bons documentários e da isenção jornalística em relação ao conteúdo, mesmo que o segundo ponto seja para muitos utópico, Araújo ouviu e registrou toda sorte de depoimentos. Entre os entrevistados estão inimigos de Castor de Andrade como a juíza Denise Frossard e o promotor público Antônio Carlos Biscaia; e amigos como o advogado Michel Assef e o cantor Aguinaldo Timóteo. Espalhadas ao longo de, mais ou menos, quatro horas de minissérie (são quatro capítulos de, aproximadamente, 60 minutos cada), essas participações formam um mosaico rico. Homem poderoso, o personagem principal despertou amores e ódios. Sua personalidade era contraditória e ainda que as evidências dos crimes sejam abundantes, dá para compreender por que tanta gente o amou.        

Se acerta nos depoimentos e na maneira como esses foram distribuídos com o intuito de não tentar tomar partido, o DOC deixa a desejar quando o aspecto é o espaço dado a cada uma das (supostas) paixões reais de Castor. O ofício de banqueiro do bicho, ocupando o lugar que um dia fora do pai e da avó, Dona Eurídice, é onipresente. Ainda que na minissérie se discuta a natureza de tal ofício – contravenção ou crime? – ninguém nega que dele advém a origem da fortuna dos Andrade e Silva. Já a atuação do patrono do Bangu é esmiuçada com imagens de bastidores e entrevistas com vários ex-jogadores. Desta forma, é possível traçar um amplo raio-x dos anos dourados do cartola da equipe de futebol. E dos anos dourados do cartola da escola de samba? Apesar de visualizarmos os títulos da Mocidade, faltou o mesmo capricho na hora de radiografar o modo como essas conquistas foram erigidas.

Advertisement

Quando falamos de documentários, sejam eles filmes ou séries, a impressão é que o binômio conteúdo e forma adquire uma importância ainda maior do que em obras ficcionais. Existe uma preocupação excessiva de que o produto final não se resuma apenas a imagens de arquivo e entrevistas. Um exemplo de ousadia é o longa “Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava” (2017), de Fernanda Pessoa. A cineasta faz uso de uma montagem azeitada, que costura cenas das ditas pornochanchadas, para contar a história do Brasil nos anos 70. Só isso e é brilhante. Araújo, não. O seu “Doutor Castor” é convencional, faz o feijão com arroz. Mas mesmo pratos tradicionais podem ser ousados. A prova disso é que ao aproximar imageticamente as aberturas da sua minissérie e a de “Narcos”, da Netflix, o diretor, de um jeito bastante sutil, assume uma posição e diz de que lado está na contenda envolvendo os defensores e os detratores do bicheiro e cartola (do futebol e do samba).     

Voltando à declaração do jornalista Juca Kfouri, qualquer cidadão carioca acima dos quarenta anos (estou com 43) lembra com nitidez de coisas como os gols do ponta-direita Marinho, dos versos de “Vira, virou, a Mocidade chegou” e do julgamento que colocou toda a cúpula do jogo do bicho na cadeia. Os bem mais jovens não têm essas lembranças, logo, a eles é facultada a possibilidade de assistirem ao DOC com a passividade de uma tábula rasa – ainda que, em tempos de globalização, isso pareça impossível – e responderem à pergunta inicial – Quem foi Castor de Andrade? – por si mesmos. De minha parte, assim como não imagino Chicago sem Al Capone, Nova Iorque sem John Gotti ou Medellín sem Pablo Escobar, não imagino o Rio de Janeiro sem Castor.  

Desliguem os seus celulares e boa diversão.                      

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: “Doutor Castor” (Brasil, 2021)
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crítica: “Doutor Castor” (Brasil, 2021)
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui