Crítica Gastronômica: Da Bambrini – Piccola Itália à beira-mar

'Um cardápio que representa, com absoluta fidelidade, toda Itália'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Todos temos  lembranças da Itália. Dos filmes, dos personagens  marcantes ítalobrasileiros das novelas. Passionais, paisagens deslumbrantes, vinhos, histórias de amor, risadas. E a macarronada Mamma Mia! Abundância, variedade, elegância, temperos, sabores únicos que se reconhecem ao longe. Há mais de 30 anos, na praia do Leme, o restaurante Da Bambrini  possui tudo da Bota e mais. Um cardápio que representa, com absoluta fidelidade, toda Itália. Atendimento impecável dos funcionários que integram a equipe desde sua inauguração.  Um cenário que nos transporta imediatamente para aquelas vielas lindas, repletas de História.

Uma trattoria como deve ser:  dotada de cozinha própria e caracterizado por uma atmosfera familiar. Um pedaço de Luíno,  a pequena comuna italiana da região da Lombardia, província de Varese. A fachada já mostra que é amor à primeira vista, a começar pela portinha repleta de plantas, luzes e flores, mesinha para dois. E a Vespa à porta já nos deixa com água na boca de pensar em passeios, com cabelos ao vento e a recompensa da comida.

Gostamos de provar, comer aos poucos, pequenos bocadinhos. E começamos pelo extraordinário couvert: berinjela e abobrinha grelhadas, azeitonas, mini muçarelas de búfala, fritada de legumes, pães artesanais, pimentão, patê, manteiga. E como não podia faltar, o Negroni equilibrado, gin, amaro e vermute.

Depois com as delícias ainda nos fazendo transportar, escolhemos três entradas. O polpette, aquela bola de carne, cozida, com temperos especiais, mergulhada no molho de tomate da casa artesanal,  com o pão artesanal da casa, que se vai mergulhando enquanto o tinto nos acompanha. E não podemos passar batidos pelo perfume da trufa. E fomos de aspargos e ovos de codornas finalizados no azeite trufado. O legume cozido ao ponto com a leve crocância que merece, a gema mole o suficiente para ser base de se experimentar com a ponta macia do aspargo. E o trufado acompanha e dá base aos sabores, sem roubar nada. Exatamente como deve ser.  E resolvemos experimentar a braciola, que se assemelha ao brasileiro bife rolê, recheada de bacon, uvas passas e temperos, ao molho artesanal. de tomate. E mais vinho e mais pão mergulhado no molho.

Advertisement

As opções de  primi pratti foram o Carbonara ( minha massa favorita)- Spaghetti com panceta ( barriga de porco), gemas de ovos, pecorino romano e pimenta do reino; e  o ravióli de muçarela de búfala com molho pomodoro.  Absolutamente clássicos pois com o ambiente repleto de lembranças e o cardápio para todos os gostos, ficamos modestos.  Mas vimos desfilar, com a melhor aparência, risotos, frutos do mar, carnes. Nossa escolha vinho foi um tinto, Montepulciano DÁbruzzo, DOP, produzido com a  uva Sangiovese, dos grandes vinhos, como o imbatível Brunello.

E a sobremesa, optamos pelo Tiramisu, pois em um jantar clássico a mais famosa das sobremesas italianas  era mandatória. As  camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês ou palitos a la reine  ou em pão de ló, embebidas em  café expresso  entremeadas por um creme à base de queijo mascarponecreme de leite fresco, ovosaçúcar, e polvilhadas com cacau em pó e café. As lembranças foram tantas trazidas pelo ambiente, pelos pratos, pela alegria , que resolvemos ir a pé até Ipanema. Pegando a brisa  e sentindo os cheiros do mar. Transportados para um verão na Costa Amalfitana.

Ambiente: *****

Comida: ****

Serviço: ****

Qualidade/preço: ****

Da Brambini-  

Av. Atlântica, 514B. Tel.: 2275-4346. 

De 12h a 0h (dom a qui.),
12h a 1h (sex e sab). (38 lugares).

 C.c.:todos. 

C.d.: todos. 

Cr: Visa Vale, Alelo
Refeição e Sodex. 

@dabrambini

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica Gastronômica: Da Bambrini - Piccola Itália à beira-mar
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui