Crítica: Guimas, a vida começa aos 40

Jogar conversa fora, ficar no oásis do BG, tomar a cerveja estupidamente gelada, conservada no baldinho, o Guimas mantém sua tradição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em dezembro, o Guimas faz 40 anos. O mesmo display do garçom, o mesmo couvert com o  ótimo patê , as cenouras em juliette perfeitamente cortadas e os lápis de cera de muitas utilidades- desenhar, distrair as crianças e até mesmo mandar torpedos para amigos e flertes. O mesmo ambiente de bistrô com o bar na entrada, mesinhas nas varandas, o atendimento do que pode ser melhor na carioquice. E , por isso, com  a comida com pratos que só se encontram lá e com a caipivodka de lima da pérsia é Patrimônio Cultural Carioca.

A empreitada com dois casais de amigos, Chico/Tintim Mascarenhas e Ricardo/Priscilla Guimarães, leva no nome a sílaba inicial dos sobrenomes. Hoje, estão lá as filhas de Chico e Tintin. Domingas Mascarenhas esteve de 2011 a 2018 na gerência do restaurante. No final de 2018, com a ida de Domingas para Lisboa, a filha do meio do casal, Luisa Mascarenhas, que era hostess no período da noite, assumiu seu posto. E, em 2019, a caçula, Isabel Mascarenhas, adquiriu parte da sociedade da empresa, fazendo do Guimas um verdadeiro empreendimento familiar. A equipe ainda conta com mais um membro da família Mascarenhas. Claudia Mascarenhas, cunhada do Chico, é a chef consultora da casa.

Começamos Caipivodka de Lima da Pérsia (28.00 nacional/31.00 importada) que, reza a lenda, foi  criada no Guimas e o tradicional Bull Shot – dois tipos de caldo de carne da casa temperado com limão (29.00 nacional/33.00 importada). É como o momento é de voltar aos velhos tempos, acompanhamos com o  eterno couvert – pães diversos quentinhos, manteiga, azeitonas temperadas, patê da casa, queijo boursin e palitos de cenoura (19.00).

E aí resolvemos ir no ritmo ‘uma no malho outra na ferradura’:  pedidos de  clássicos e as novas criações. De entrada, foram Camarão Thai – empanado no panko com gergelim e molho oriental (48.00) e Lulas Fritas – com molho tártaro (39.00). E nos pratos principais, enfiamos o  pé no acelerador. Cavaquinha da Tabuba – molho de alcaparras, arroz de maçã e coco crocante (87.00); Moquequinha Guimas – peixe, camarão, lula, arroz de coentro e farofa de dendê (82.00) e Steak au Poivre – molho de pimenta em grão, conhaque, creme de leite e batata gratinada (79.00). Na sobremesa, o Toucinho do Céu – receita de família (30.00) e Folhado de Morango – coulis de morango (30.00).

Advertisement

Foi um jantar de ritual. Éramos quatro para poder se provar de tudo um pouco, jogar conversa fora, ficar no oásis do BG, tomar a cerveja estupidamente gelada,  conservada no baldinho, virar em um outro copo o vinho da amiga (tempos de prevenção,né), saber que a distância das pessoas é só momentânea… Na tradição também estão lá o pessoal da cozinha, o grupo do salão e o barman. Tudo correto, certo, a tempo.Tudo isso também no Delivery. Por isso tanta certeza que o Guimas é  para voltar, voltar, voltar…

Serviço:

SERVIÇO
Endereço: R. José Roberto Macedo Soares, 5 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22470-100 http://restauranteguimas.com.br/
Menugqr.be
Telefone(21) 2259-7996

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: Guimas, a vida começa aos 40
Nota
Atendimento
Qualidade
Custo/Benefício
Ambiente
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
critica-guimas-a-vida-comeca-aos-40Jogar conversa fora, ficar no oásis do BG, tomar a cerveja estupidamente gelada, conservada no baldinho, o Guimas mantém sua tradição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui