24.8 C
Rio de Janeiro
sexta-feira - 29/03/2024

Assine grátis nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Home Geral Crítica Literária: Esboço, um livro sobre nada e sobre tudo

Crítica Literária: Esboço, um livro sobre nada e sobre tudo

0
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crítica Literária: Esboço, um livro sobre nada e sobre tudo

Esboço é um livro repleto de narrativas. Na história escrita por Rachel Cusk, a personagem Faye viaja à Grécia para ministrar um curso de escrita criativa. Mas a história de Faye é o que a gente menos conhece no livro. O destaque fica para as narrativas das pessoas que cruzam seu caminho – e que, na verdade, também não têm nada de especial.

Capa Esboco 1 Crítica Literária: Esboço, um livro sobre nada e sobre tudo

Faye tem como característica algo muito raro nestes dias: a escuta atenta. Quando alguém lhe conta algo sobre sua vida, ela escuta com interesse e reflete sobre o que ouviu. E assim, de história em história, a gente vai conhecendo junto com Faye episódios bons e ruins da vida das mais diversas pessoas e como elas foram afetadas por estes acontecimentos.

Um bilionário amante de literatura, o vizinho de assento no avião, um colega escritor, cada aluno de seu curso de escrita – sejam pessoas conhecidas ou nunca vistas antes por Faye, todas se sentem à vontade para dividir com ela um “esboço da sua história de vida”, seus dramas, sentimentos, conquistas e fracassos.

Uma dessas histórias é a da escritora Angeliki, que Faye conhece na Grécia através de um amigo em comum. Angeliki está em turnê de lançamento de seu livro, uma libertação para quem antes se via presa à vida de dona de casa e mãe, e viajava apenas para acompanhar o marido diplomata:

Advertisement

“(…) nós moramos seis anos em Berlim, mas mesmo quando estive lá sozinha como escritora a cidade me pareceu de certa forma estrangeira. Em parte foi porque eu estava vendo um novo aspecto dela, a cultura literária – da qual eu estava inteiramente fora antes –, e em parte porque estar lá sem meu marido fez que eu me sentisse, de modo inteiramente novo, aquilo que de fato sou.”

São histórias cotidianas, que não possuem nada de extraordinário, mas carregadas, é claro, da subjetividade de quem conta. O mérito de Rachel Cusk é conseguir nos levar numa viagem pelos caminhos das coisas ordinárias da vida, que podem acontecer a qualquer um de nós. É um livro sobre nada, porque não se espera que nada de incrível aconteça, ao mesmo tempo em que é sobre tudo, esse tudo sendo a vida.

Esboço foi lançado no Brasil em 2019, pela editora Todavia, com tradução de Fernanda Abreu. É o primeiro livro de uma trilogia que inclui os livros Trânsito e Mérito, publicados pela mesma editora.

Livro: Esboço
Autora: Rachel Cusk
Editora: Todavia
Tradução: Fernanda Abreu
Páginas:192

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica Literária: Esboço, um livro sobre nada e sobre tudo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui