Crítica literária – O Sonho de Amadeo: uma vida entre o onírico e o real

O livro O Sonho de Amadeo, do escritor Leonardo Costa de Oliveira, conta a história de um artista plástico que tem por costume pintar seus sonhos, tal qual um pintor surrealista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O livro O Sonho de Amadeo, do escritor Leonardo Costa de Oliveira, conta a história de um artista plástico que tem por costume pintar seus sonhos, tal qual um pintor surrealista. Um dia, ele sonha com um homem que lhe dá um tiro. Ao tentar pintar este sonho, porém, não consegue se lembrar do rosto do atirador. A partir daí, somos envolvidos nos problemas cotidianos e nas questões existenciais de Amadeo, que são comuns a muitos de nós.

Amadeo se muda para um pequeno apartamento e vende (ou tenta vender) seus quadros na feira da Rua do Lavradio, no centro do Rio de Janeiro. Possui uma sensibilidade aflorada, comum aos artistas, e a melancolia atravessa sua existência e seu processo criativo. Com dificuldades para se sustentar com o trabalho que ama fazer, o personagem reflete sobre a falta de sentido da vida e sobre seu lugar no mundo:

“Às vezes, passava o dia inteiro refletindo sobre o que de fato eu poderia representar no meio em que estava ou sobre como poderia influenciar a sociedade para um caminho melhor. (…) Era sempre uma sensação meio desconfortável parecer um peso morto no universo. Se nunca fosse fazer nada de útil para a sociedade, por que então insistir em continuar por ali? Nos últimos dias, estava decepcionado com a vida e um pouco obcecado pela morte.”

Na trama criada por Leonardo Costa de Oliveira, sonho e realidade se confundem, trazendo um toque de mistério para a história. Amadeo leva o leitor num passeio pelas ruas do Rio de Janeiro enquanto os diálogos pontuam reflexões sobre a vida, a morte e o cotidiano. Um romance de leitura agradável e leve, mas que não deixa de se aprofundar em questões existenciais.

Advertisement

“Um olhar menos cuidadoso talvez enxergasse apenas tintas e manchas por todos os cantos. Entretanto, de alguma forma, havia também harmonia naquela confusão de cores, como acontece com as almas humanas, caóticas e harmônicas ao mesmo tempo.”

O Sonho de Amadeo venceu o Prêmio Literário UCCLA 2021. Foi publicado no Brasil pela editora Penalux e em Portugal pela Guerra e Paz Editores.

___

Livro: O Sonho de Amadeo

Autor: Leonardo Costa de Oliveira

Editora: Penalux

Páginas: 146

__

Nota: 4 (de 5)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica literária - O Sonho de Amadeo: uma vida entre o onírico e o real
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crítica literária - O Sonho de Amadeo: uma vida entre o onírico e o real
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui