Crítica – O Pior de Mim: o melhor de Maitê

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o espetáculo o Pior de Mim, de Maitê Proença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Manifestações importantes do século passado ainda se encontram presentes hoje, tal o seu impacto na capacidade de trazer para as artes a alma do sujeito, notadamente do autor. A escrita automática, “inventada”por Andre Breton como a expressão do surrealismo e o conceito freudiano dos sonhos como tradução do inconsciente nos deram a escrita de Clarice Lispector. E, em certo sentido , está presente no texto o Pior de Mim, de Maitê Proença.

No palco está lá, em um figurino neutro, – jeans, camisa, tênis – uma mulher, madura com certeza, mas com idade indefinida. Ágil, firme, linda, voz firme, gestos sem exageros, Maitê vai, literalmente, falando sem cronologia, contando fatos sem qualquer linearidade, saltando aos pulos acontecimentos, confessando (será ?), rindo de lembranças despudoramente. Aliás, o eixo de contar , sem ter o ar de confessionário, é o que serve como fio condutor de uma mulher considerada bem-sucedida, invejada mesmo para  mostrar que a vida de todos está no  mesmo caminho: como fomos , vimos e vencimos.

A direção do talentosíssimo Rodrigo Portella, realizada online, ressalta um recurso, a presença de uma câmara que segue Maitê, projeta imagens, mas também projeta no telão momentos gravados com o texto que segue o que está sendo dito no ao vivo. Essa ampliação e projeção do eu  alcança um resultado interessante e efetivo: o diálogo com si mesmo, vira um diálogo com o outro. Envolve a plateia e emociona.

Ao contrário dos monólogos confessionais, que mesclam trechos de literatura com os sentimentos do autor/artista, geralmente cansativos, O Pior de Mim escapa dessa cilada. Mesmo que não se tenha ido à India encontrar  gurus, os episódios vividos por Maitê podem ser reais, ficcionais, impressões são metáforas de fatos que qualquer um de nós viveu em algum momento. O que Maitê relata, se emociona a coloca no local do analista quando nos pergunta: e isso que você esta contando, te lembra o quê?

Advertisement

O tecido das lembranças pode estar esgarçado, rasgado, com cupim, mas está lá. Implacável com si própria, daí o titulo O Pior de Mim, Maitê realiza um belo espetáculo sem medo. Como é a missão do artista.

Serviço

  • Teatro Prudential – Sala Adolpho Bloch
  • Rua do Russel, 804 (Edifício Manchete), Gloria / RJ
  • HORÁRIOS: 6ªf e sábados às 20h; domingos às 19h / INGRESSOS: R$80 e R$40 (meia) / ONDE COMPRAR: https://bileto.sympla.com.br/event/71562/d/126643 / ou na bilheteria do teatro (3ªf a sab das 12h às 20h; dom e feriados das 12h às 19h) 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica - O Pior de Mim: o melhor de Maitê
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crítica - O Pior de Mim: o melhor de Maitê
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui