Crítica: Puro celebra 4 anos e reinventa a excelência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Puro é um restaurante aconchegante localizado no coração do Jardim Botânico, mais precisamente, em uma casa branca de frente para o Parque de mesmo nome do bairro. Ele recebe esse nome pois tem como objetivo ser a exata definição do adjetivo puro: genuíno; verdadeiro; transparente; exclusivo; autêntico; natural; límpido; único; sincero. Frase irremovível na parede próxima a escada.

Sua inauguração foi comemorada pelos moradores, pois passaram a ter um local de qualidade, culinária autêntica e uma vista para o que o bairro tinha de melhor a oferecer: o verde do Jardim Botânico. Já seu aniversário de 4 anos foi celebrado por mais do que somente os moradores, afinal, ali se consolidava como restaurante de referência na cidade do Rio de Janeiro.

Reinventar algo consagrado é de ousadia ímpar, mas o fizeram. Se me permitem opinar, fizeram com classe e bom gosto. E o lançamento do novo menu ocorreu na terça-feira dia 18/06/2019, onde um buffet volante com mini porções de alguns dos lançamentos estavam à disposição dos convidados. No cardápio, tínhamos os dizeres:

Renovamos. Somos fiéis às nossas raízes, mas gostamos de olhar par frente, por isso atualizamos nossos conceitos para comemorar os 4 anos do Puro com ambiente e menu fresquinhos, assim como os ingredientes que passam pela nossa cozinha. Nosso espaço está renovado, e nosso cardápio, recheado de novidades, de comida brasileira, simples, de verdade. De identidade.

Advertisement

Gourmet e Gourmand como sou, fui direto para a cozinha para saber o que me aguardava. O Chef Pedro me informou que eles usam o máximo de produtos orgânicos possíveis, quando não de pequenos produtores. Iniciativa interessante e que deveria ser apoiada por mais membros do ramo culinário. Ainda obtive uma pequena prova do que estava por vir, mas deixarei mais para frente.

Começando pelas mudanças no ambiente que foi arborizado, mas não de forma aleatória, mas sim de forma natural. Incorporando para dentro de si o que seus clientes apreciavam pela janela, o verde do Jardim Botânico. O restaurante tomou as cores do parque para si e tenta se integrar ainda mais no conceito “Puro”.

O imprescindível agente da noite se torna o prato em si. O ambiente foi levemente escurecido, com luzes que realcem mais os pratos genuínos do chef Pedro Siqueira em uma mesa límpida, tornando-os o centro das atenções, da primeira até última garfada. Ressaltando-se que mesmo com o ofuscamento de parte do ambiente, a circulação e sinalizações não foram afetadas, pelo contrário. É ainda mais fácil visualizar o garçom ou as portas dos banheiros e escadas.

A mesa não fica vazia enquanto o prato não chega. O toque de romantismo com as velas, os guardanapos delicados dão um tom magnífico para aqueles que ainda querem conversar ou tomar um drink enquanto esperam seus pedidos.

E por falar em pedidos, o restaurante abrange um público diverso, desde crianças a idosos e de vegetarianos (opções incluídas nesse novo menu) até os carnívoros. Alguns dos pratos notáveis da noite e que passarão a estar no cardápio são:

Atum selado, guacamole, saladinha de milho tostado e tomate.
Atum selado, guacamole, saladinha de milho tostado e tomate.

Percebemos que o peixe é levemente selado, mas o suficiente para dar uma leve cozida rápida em seu interior. O guacamole caseiro estava inacreditavelmente harmonioso com o milho tostado e os tomates. O prato em si é leve, saboroso e refrescante.

Frango frito bem crocante com molho tártaro defumado da casa.
Frango frito bem crocante com molho tártaro defumado da casa.

Quando na definição colocaram “bem crocante” eles realmente deixaram o eufemismo de lado. Essa textura crocante junto com o molho tártaro defumado com um toque levemente cítrico faz com que sua experiência gastronômica seja completa em todos os sentidos: do toque ao gustativo.

Peixe do dia grelhado, tolete de pupunha assado, creme de espinafre, vinagrete de mel orgânico e dedo de moça.
Peixe do dia grelhado, tolete de pupunha assado, creme de espinafre, vinagrete de mel orgânico e dedo de moça.

O peixe do dia pode variar, mas o tolete de pupunha estava assado no ponto perfeito, sem perder sua consistência e mantendo o sabor. Sou réu-confesso quanto ao gosto do creme de espinafre, mas sou fã de carteirinha, mas quando bem feito. E esse não deixou em nada a desejar.

Outras especiarias contemplam o novo menu, agora com opções, inclusive de jantar em ator com preços convidativos.

Chef Pedro Siqueira
Chef Pedro Siqueira

Na parede das escadas, repito, há a definição de Puro: genuíno; verdadeiro; transparente; exclusivo; autêntico; natural; límpido; único; sincero. Mas a maior definição é a foto do Pedro Siqueira na cozinha. Genuíno e autêntico em seus pratos, sincero em suas sugestões e com uma simpatia ímpar para quem quer que lhe deseje passar para dar um oi, fazer um elogio ou crítica. Inimaginável o Puro sem esse Chef. Parabéns pelos 4 anos de sucesso e que estes sejam apenas os 4 iniciais de uma carreira longa e próspera, afinal, o Rio carece de Restaurantes e Chefs como esse.

Rua Visconde de Carandaí 43
Tel: +55 (21) 3284-5377 
Nota: 4.75

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: Puro celebra 4 anos e reinventa a excelência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui