Julia Pastore - Foto: Thais Grenchi

Era uma vez…. Assim começa qualquer história, mesmo que não seja de príncipe e princesa. E todas, seja qual for o final, é a procura de um final. Mas a grande questão é como preservar e se poder reproduzir com absoluta fidelidade aquilo que quem escreve quer dizer e significar. Hoje, vemos uma total balbúrdia, “narrativas”, fake News, opiniões que se tiram não se sabe de onde. Pança, em cartaz online fabula esse conflito de forma leve e eficiente.

A intenção e mensagem do texto de Cecilia Ripoli, selecionado no edital Prêmio de Montagem Teatral, da Funarj, fica cristalizada na cena em que todos os personagens, com um livro na mão, alteram uma palavra do que lêem, alterando totalmente o sentido. Como a fábula se passa ao final da Idade Média, no momento em que surgia a máquina de tipos móveis, o que chamamos de Imprensa, com acerto se escolhe o ambiente da commedia dell’arte.

A montagem acompanha a história de um talentoso e endividado escritor que, de seu pequeno vilarejo, escuta falar sobre a mais nova invenção da capital: a famosa máquina de imprensa. Com desejo de ampliar a venda de seu mais recente romance, o autor se endivida ainda mais para conseguir comprar a copiadora mecânica. O elenco , jovem e talentoso, com André Marcos (Escritor), Clarisse Zarvos (Josefina), Diogo Nunes (Rei), Julia Pastore (Padeiro, Sputnik e Fisco) e Ademir de Souza (Máquina – voz) consegue contar a história moldando os personagens e interagir com o público ao contar a história linear.

Ao utilizar um procedimento inteligente, a transmissão no Instagram enquanto a ação acontece no palco e pedindo que a plateia participe via celular, Pança vai conseguir utilizar de recursos atuais para mostra como, no momento em que se inaugura a comunicação, nos deparamos com uma situação semelhante a que vivemos hoje: o desprezo pela Arte, a invenção, o total desprestígio à verdade. Seja ela qual for.

Serviço:
Temporada online: 5 a 9 de agosto
Canal do Youtube do espetáculo PANÇA
Dias e horários: 5ª a seg., às 19h.
Gratuito
Tempo de duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Redes sociais do espetáculo: Instagram: @panca.teatro
Facebook:https://www.facebook.com/panca.teatro
Youtube:http://bit.ly/PANÇA-YouTube

Nota
Direção
Texto
Cenário, figurino, iluminação
Atuação
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui